8 de janeiro de 2009

 

A ditadura militar está saindo cara aos cofres públicos

Certa imprensa vem sistematicamente tentando “criminalizar” as indenizações pagas pelo Tesouro Nacional aos milhares de cidadãos que tiveram seus direitos violados durante a ditadura militar de triste memória. As violações de direitos fundamentais incluíram assassinatos, desaparecimentos, torturas, exílios, desemprego forçado, demissão das universidades, entre outras barbaridades.

A União gastou R$ 2,5 bilhões, de 2002 até dezembro de 2008, com o pagamento de indenizações em prestações únicas, a anistiados políticos. O valor chega perto de R$ 3 bilhões quando computadas as pensões mensais vitalícias que muitos brasileiros passaram a receber desde o deferimento dos processos.

De cerca de 60 mil processos aceitos, a Comissão da Anistia do Ministério da Justiça julgou pouco mais de 38 mil, dos quais 25 mil foram deferidos e 13 mil negados. Todos que foram prejudicados pela violência dos militares fascistas - que tomaram o poder em 1964 e se locupletaram até 1984 - têm direito à reparação econômica.

É uma questão de justiça. Jornalistas deviam ter vergonha de tentar banalizar, criticar e até mesmo “criminalizar” a reparação econômica aos que tiveram seus direitos violados pelos militares.

Eu fui condenado a seis meses de prisão, julgado à revelia, já que seria suicídio me apresentar em 1969. Fiquei três anos na clandestinidade, em plena mata pré-amazônica no Vale do Pindaré-Mirim, no Maranhão. Cumpri a pena em 1972, mas, não me livrei da tortura. Já com vida legal em Salvador, os fascistas me prenderam novamente em 1973, me dependuraram no pau-de-arara, desta vez sob acusação de prestar solidariedade a perseguidos políticos que foram presos e assassinados. Malditos.

Eu tenho direito à indenização. Obrigado a entrar na clandestinidade, perdi meu curso de Direito na Universidade Federal de Minas Gerais. Mas, tenho um bloqueio que me impede de sentar e escrever a petição. A razão diz que devo, o coração diz que não.

A atual campanha difamatória contra os que combateram a ditadura está me criando ânimo para escrever a petição. Talvez não tenha mesmo o direito de me julgar diferente. Estou quase lá.

Comments:
Você deve, sim, reivindicar a indenização. É uma forma de apoiar os que o fizeram e aqueles que, como você, têm direito mas se sentem constrangidos. É, também, uma forma de manter a luta.
Realmente, o que deveria ser destacado pela imprensa é que este é mais um dos muitos prejuízos que a ditadura militar causou ao Brasil. Vários dos responsáveis ainda andam por aí sempre se esgueirando e querendo ser esquecidos.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?