20 de janeiro de 2009

 

Agenda 2009 do PT faz homenagem a Henfil

A Agenda 2009 do Partido dos Trabalhadores, editada pela Secretaria Nacional de Comunicação, faz uma bela homenagem ao cartunista Henfil, militante ativo dos movimentos sociais e políticos do país, falecido em 1988 depois de ser contaminado pela AIDS numa transfusão de sangue. O texto de abertura, dedicado à memória do artista, é assinado pelo presidente Lula.

O lançamento da publicação faz parte das atividades de comemoração do 29º aniversário do PT. “Henfil morreu cedo, vítima de um sistema de saúde desinformado, mas sua obra faz parte do imaginário popular e da história do país. Que as novas gerações o conheçam, assim elas também irão conhecer o Brasil e os brasileiros. E saberão a cor, o rumo, o tom e a história da esperança de todos nós”, escreve Lula.

A publicação vem recheada com diversas charges de Henfil, onde seus impagáveis personagens Graúna, bode Francisco Orelhana e Zeferino, além dos inesquecíveis Fradinhos, se revezam nas páginas de abertura de cada mês do calendário oficial.

A propósito, acabo de ler “Balaio mineiro – memória de uma família brasileira” (Editora FAPI Ltda) escrito pela jornalista Wanda Figueiredo, irmã de Henfil, Betinho e Chico Mário, todos hemofílicos, todos mortos em conseqüência da contaminação pela AIDS através de transfusão de sangue, numa época em que máfias de branco controlavam o hemocomércio.

A Agenda 2009 do PT custa R$ 20,00. Podem ser compradas através do endereço lojaptbs@pt.org.br ou nos diretórios estaduais.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?