19 de maio de 2008

 

Juventude do PT repudia aliança com PSDB em Minas e pede que Direção Nacional mantenha o veto

O Congresso Estadual da Juventude Petista de Minas Gerais, realizado neste final de semana, aprovou por unanimidade uma moção de repúdio a uma possível aliança entre o PT e o PSDB para a disputa da prefeitura de Belo Horizonte.

O documento aprovado pelos jovens petistas mineiros apóia a decisão da Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, que desautoriza a aliança com o PSDB na capital mineira.

Leia a íntegra do documento aprovado:

Moção da Juventude Petista de Minas Gerais
sobre as Eleições Municipais em Belo Horizonte

Nós, militantes do Partido dos Trabalhadores, reunidos nestes dias 17 e 18 de maio de 2008, em Contagem-Betim ( MG) na etapa estadual do 1º Congresso da Juventude do PT, repudiamos publicamente uma possível aliança entre o PT e o PSDB para a disputa da prefeitura de Belo Horizonte e apoiamos a decisão da Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, que desautoriza a aliança com o PSDB em Belo Horizonte, representada pela candidatura de Márcio Lacerda (PSB), Secretário de Desenvolvimento Econômico de Aécio Neves.

Solicitamos ao Diretório Nacional que mantenha o veto e tome providências imediatas para garantir uma tática eleitoral coerente com as resoluções do 3º Congresso. A tática eleitoral do PSDB mineiro tem um objetivo estratégico evidente: eleger Aécio Neves presidente em 2010.

Assumir uma aliança para as eleições municipais com o PSDB é se comprometer com a política de destruição do Estado por eles patrocinada, pautada nas privatizações, na desvalorização do funcionalismo público, na criminalização dos movimentos sociais e no corte de gastos sociais.

O projeto estratégico do PT para a sociedade é completamente diferente deste assumido pelo PSDB, seja nos oito anos de FHC, seja no governo de Aécio Neves. Aprovar uma aliança com o PSDB é deixar de lado nosso programa de transformação da sociedade, ancorado na participação popular, na distribuição de renda, em uma política externa soberana e na interlocução democrática com os movimentos sociais. É admitir que não teremos candidatura viável em 2010.

Após 16 anos consecutivos na prefeitura de Belo Horizonte à frente de gestões populares devemos reivindicar uma candidatura petista para avançar nesse projeto. Temos plenas condições de realizar essa disputa sem coligar com qualquer partido que seja inimigo histórico do PT e da classe trabalhadora. Repudiamos qualquer tentativa do Prefeito Fernando Pimentel no sentido de realizar um apoio informal à candidatura PSDB/PSB, contrariando a história, e o que é mais grave, o estatuto do Partido dos Trabalhadores.

Neste sentido todas e quaisquer alianças entre o PT e o PSDB em Belo Horizonte, pois as mesmas representam um paradoxo entre os interesses da classe trabalhadora e das elites, e como tal devem ser repudiadas. É com vontade de ver o PT junto à classe trabalhadora, defendendo seus interesses, se tornando cada vez mais um partido socialista e de massas, capacitado para ser o grande protagonista da transformação social, é que nós, Juventude Socialista do PT de Minas Gerais, vimos a público deixar clara nossa posição contrária a esta aliança.

Nos dirigimos à direção nacional do Partido para que, em consonância com a vontade da base partidária em todo o país, impeça essa aliança que representaria um duro golpe contra a expressão própria do PT e a luta do povo trabalhador por seus direitos.

Comments:
sou de cabo frio e aqui tambem lutamos contra a aliança com o psdb,por isso parabenizo todos da juventude por esta luta que valeu muito e pela vitória tanto ai quanto aqui,já que não nos coligamos.espero que os nossos companheiros reconheçam que o pt é bem diferente do psdb,isso que fez a diferença de muitos companheiros lutar contra estas alianças.cordiais saudaçoes petistas e um abraço de seu companheiro tuti sorg de cabo frio e sempre a luta companheiros.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?