6 de maio de 2008

 

Há murmúrios contra pardos, pretos e pobres

O Brasil já foi oficialmente um país racista. A tese do branqueamento da raça teve por aqui alguns defensores. Há poucos anos falava-se abertamente contra pretos, pardos e pobres. Quem não se lembra dos anúncios de empregos exigindo "boa aparência"?

A tal "boa aparência" excluía pretos, pardos e pobres. Tem tudo a ver com nossa elite branca e rica. Como agora dá processo a manifestação aberta de racismo, vê-se e ouve-se apenas um discreto murmúrio. "Economica e politicamente, a ascensão dos pretos, pardos e pobres tem relação direta com a reeleição e a popularidade crescente de Lula. Os brancos e ricos que não aceitam isso (...) procuram meios de criar maior demarcação. Vão para outros bairros, vão para o exterior, escrevem revistas e blogs susurrando contra a vagabundagem do Bolsa Família e o acinte dos aumentos salariais".

Li isso na Gazeta Mercantil (08/04/08). O autor é Luiz Guilherme Piva, diretor-técnico da LSA Consultores.Para ele, o crescimento da renda de classes mais baixas incomoda muita gente.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?