10 de maio de 2008

 

Gasoduto vai gerar 7 mil empregos e beneficiar 47 municípios baianos

Durante a inauguração das obras do último trecho do Gasoduto do Nordeste (Gasene), em Pojuca (BA), Lula afirmou que a construção do gasoduto vai dinamizar a economia nos 51 municípios por onde o gás vai passar, sendo 47 deles baianos.

“Gerar 7 mil empregos significa famílias comprando o que comer, o que vestir e investindo em bens, como um carro ou uma geladeira. E vai haver mais um comércio, ou seja, você cria um dinamismo na cidade que é uma coisa excepcional, sobretudo se nós contratarmos os trabalhadores da região”.

O evento foi realizado na sede do Gasoduto Cacimbas-Catu, em Pojuca, a 90 quilômetros de Salvador, com a presença do governador Jaques Wagner, do presidente da Petrobras, Zé Sérgio Gabrielli e dos ministros da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima e da Casa Civil, Dilma Rousseff. A previsão é que o trecho esteja concluído no primeiro trimestre de 2010.

Para Lula, o investimento de R$ 3 bilhões de reais significa que o Brasil quer deixar de ser um país periférico e se transformar em uma nação forte e socialmente justa. “Não queremos que o Nordeste seja comparado com o Sul e chamado de o primo pobre. Queremos que seja dada à região, tanto no ponto de vista de universidades como de investimentos, as mesmas oportunidades que tiveram outras regiões do País”.

Sobre o crescimento nacional, Lula afirmou: “Eu nunca trabalhei com a idéia de que o Brasil deveria crescer 15% ao ano. Eu trabalho com a idéia de que a gente possa crescer 5%, mas por um longo período”. Para ele, este crescimento contínuo cria uma base sólida que não corre riscos quando houver crises em outros lugares do mundo. “A experiência que estamos vivendo agora é que a crise americana ainda não resvalou no Brasil”.

O Gasene possui quase 1,4 mil quilômetros, divididos em três trechos. Os dois primeiros trechos, Cacimbas (ES) - Vitória (130 km) e o Cabiúnas - Vitória (303 km), estão em operação desde novembro de 2007 e fevereiro de 2008, respectivamente. O gasoduto é a maior obra de engenharia de construção e montagem de dutos no País desde a conclusão do Gasoduto Brasil-Bolívia, que está em operação desde 1999 e conta com quase 2,6 mil quilômetros.

Wagner declarou que o Gasene vai ser fundamental para a Bahia, o Nordeste, o Brasil e para a Petrobras. “Representa mais gente incluída socialmente. O conceito é integração nacional”. Ele lembrou lembrou que várias usinas térmicas estão para se instalar na Bahia em função da oferta desta fonte de energia. “A BahiaGás foi a segunda empresa a assinar contrato com a Petrobras, ofertando o produto para essas empresas. Com esta obra, a Bahia se sente honrada com o desenvolvimento do País”.

Fonte: Tribuna da Bahia

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?