4 de fevereiro de 2008
Luis Nassif decifra o jornalismo-esgoto da revista Veja
"Não será um desafio fácil. Estaremos enfrentando o esquema mais barra-pesada que apareceu na imprensa brasileira nas últimas décadas". Com este comentário o jornalista Luís Nassif iniciou, na última quarta-feira (30) em seu blog, a publicação de uma série de textos com análises sobre a revista Veja.
O objetivo é "decifrar o enigma Veja", através da força do jornalismo e do trabalho em rede. Ele elenca o que julga ser o principal problema do veículo e, em quatro artigos, faz uma série de denúncias, com caráter explicativo, sobre a decadente revista que afirma vender um milhão de exemplares no País.
As mudanças estruturais que a mídia vem atravessando em todo o mundo; a maneira como esses processos se refletiram na crise política brasileira e nas grandes disputas empresariais, "a partir do advento dos banqueiros de negócio que sobem à cena política e econômica"; e as características específicas da revista Veja, além de suas mudanças, são encarados pelo jornalista como os principais motivos que transfomaram a publicação "no maior fenômeno de anti-jornalismo dos últimos anos".
Luis Nassif declarou que sua série busca ser uma revanche para o jornalismo. "Um coisa é posição política, outra coisa é o que a Veja faz. Ela foi além de tudo o que eu já vi nos meus 38 anos de jornalismo". "Desde a criação do 'personagem' Diogo Mainardi, eu venho avaliando a Veja. Levantei pontos já utilizados ao longo da minha carreira", com o objetivo de mostrar o "anti-jornalismo" e "testar o poder das novas mídias em divulgar informação".
LEIA TODOS EM LUIS NASSIF ONLINE
O objetivo é "decifrar o enigma Veja", através da força do jornalismo e do trabalho em rede. Ele elenca o que julga ser o principal problema do veículo e, em quatro artigos, faz uma série de denúncias, com caráter explicativo, sobre a decadente revista que afirma vender um milhão de exemplares no País.
As mudanças estruturais que a mídia vem atravessando em todo o mundo; a maneira como esses processos se refletiram na crise política brasileira e nas grandes disputas empresariais, "a partir do advento dos banqueiros de negócio que sobem à cena política e econômica"; e as características específicas da revista Veja, além de suas mudanças, são encarados pelo jornalista como os principais motivos que transfomaram a publicação "no maior fenômeno de anti-jornalismo dos últimos anos".
Luis Nassif declarou que sua série busca ser uma revanche para o jornalismo. "Um coisa é posição política, outra coisa é o que a Veja faz. Ela foi além de tudo o que eu já vi nos meus 38 anos de jornalismo". "Desde a criação do 'personagem' Diogo Mainardi, eu venho avaliando a Veja. Levantei pontos já utilizados ao longo da minha carreira", com o objetivo de mostrar o "anti-jornalismo" e "testar o poder das novas mídias em divulgar informação".
LEIA TODOS EM LUIS NASSIF ONLINE