16 de janeiro de 2008

 

Livro da Fundação Perseu Abramo analisa realidade dos idosos no Brasil

Nilmário Miranda, vice-presidente da Fundação Perseu Abramo, segunda-feira (21), às 15h, apresenta em Salvador o livro "Idosos no Brasil: Vivências, desafios e expectativas na Terceira Idade", co-edição da Fundação Perseu Abramo e Editora SESC.

Trata-se de uma coletânea de textos de especialistas comprometidos com o estudo dos fenômenos da velhice, do envelhecimento e das políticas voltadas para o bem-estar psicológico, social e da saúde. Os autores partem da análise dos dados levantados pela pesquisa nacional "Idosos no Brasil" também efetivada conjuntamente pela Fundação Perseu Abramo e SESC.

A obra é organizada por Anita Liberalesso Neri, mestre e doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo, livre docente em educação, professora titular e pesquisadora na área de psicologia do envelhecimento e gerontologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), onde integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia e do Programa de Educaçao.

Anita Liberalesso Neri é pesquisadora da Rede FIBRA, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), envolvida com o estudo da fragilidade em idosos brasileiros. Foi cientista visitante no Instituto Max Planck para o Estudo do Desenvolvimento Humano, em Berlim, Alemanha, entre 1994 e 1998. Publica regularmente em periódicos especializados no Brasil e no exterior e em coletâneas de textos básicos em gerontologia.

Tem vinte livros publicados sobre velhice, a maioria deles em colaboração com outros especialistas brasileiros e estrangeiros e com alunos de pós-graduação da Unicamp e de outras universidades brasileiras. Foi coordenadora científica da área de gerontologia no 18° Congresso Mundial de Gerontologia, realizado no Brasil em junho de 2005. Seus temas de interesse são: atitudes em relação à velhice; bem-estar subjetivo, ajustamento psicológico e mecanismos de auto-regulaçao na velhice e fragilidade em idosos.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?