19 de dezembro de 2007

 

Alguém já viu secretário de Educação ser aplaudido de pé? Eu vi, Adeum Sauer, da Bahia

Deveria ser a imprensa a nos informar ou a comunicação de governo. Mas, o relato profundo e emocionado do que realmente foi a I Conferência Estadual de Educação da Bahia coube à professora Tânia Miranda.

Preocupada em registrar vaias, nossa imprensa "se esqueceu" de registrar a explosão de aplausos, de pé, ao secretário de Educação, Adeum Sauer e ao governador Wagner, por mais de duas mil pessoas.

Relatórios contundentes sobre a realidade da educação, pronunciamentos fortes. Articulações, conchavos, rachas, alianças, bate-boca, vaias, protestos, choros, teve de tudo. O professorado nunca tinha antes participado de um evento desse tipo.

Pela primeira vez quebrou-se a hegemonia dos professores da capital com a forte presença dos delegados de comunidades indígenas, escolas rurais, e do interior em geral. Os militantes do PT deixaram de lado suas diferenças em plena disputa eleitoral interna e trabalharam pelo sucesso da conferência.

Foi um final apoteótico, informa a professora, travestida de repórter em seu e-mail que circula pela Internet. "Alguém já viu um secretário, ainda por cima de Educação, ser ovacionado, de pé? Eu vi, Adeum Sauer" testemunha ela.

LEIA A ÍNTEGRA DO E-MAIL REPORTAGEM:

I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Na abertura, o secretário Adeum Sauer e o governador Jaques Wagner foram aplaudidos de pé por uma platéia de duas mil pessoas

Entre 13 e 15 de dezembro numa escola pública no bairro de Caixa D´ Água - Escola Parque - ocorreu a I Conferência Estadual de Educação coordenada pela Secretaria da Educação do Estado. Foram credenciados 1.500 delegados e 600 observadores. No final registrou-se a presença de quase 2.500 pessoas.

Na abertura, muita emoção. A nova equipe da SEC derrama lágrimas. Só nós sabemos o que foi 2007. Falta de recursos, falta de pessoal, estrutura travada, burocracia enraizada, greves, rede destruída. O Secretário Adeum Sauer e o governador Jacques Wagner aplaudidos de pé por uma platéia de 2 mil pessoas.

O vice-ministro da Educação falou sobre as políticas públicas do MEC. O Secretário da Educação fez um forte e contundente pronunciamento. Escolheu o pedagógico como eixo de sua fala e anunciou ações já realizadas e outras planejadas para 2008, que reforçam as DIREC - Diretorias Regionais - espalhadas pelo interior e que estavam praticamente desativadas - bem como a prioridade para a formação de professores, gestores e servidores.

O Governador se superou. Optou por uma prestação de contas. Anunciou que em 25 anos a UNEB zera suas dívidas, assim como todas as outras Universidades estaduais que receberam juntas 23 milhões nesse final de ano. Fruto de acordo com o Banco do Brasil, que agora tem a conta do Estado, serão destinados 53 milhões exclusivamente para recuperação de escolas completamente depredadas.

Capacitação dos pré-candidatos a diretores de escolas, criação de um amplo colegiado para eleger, no final de 2008, os novos gestores. A convocação dos 800 pedagogos aprovados em concurso - parte deles para reforçar o quadro de servidores da SEC e das DIREC, absolutamente insuficiente para atender a uma demanda reprimida de várias décadas - já havia sido anunciada pelo Secretário Adeum.

Mas, um anúncio do governador surpreendeu e levantou a platéia. O colegiado formado por professores, funcionários, alunos, pais e mães e que escolherá os diretores das escolas, também REBATIZARÁ O NOME DAS ESCOLAS, se assim o desejar.

Os debates se deram em alto nível. Professores das diversas universidades, representantes de ONGs, enfim a sociedade civil organizada se fez presente. A Conferência Estadual foi antecedida por 33 conferências regionais. O próprio Secretário além de superintendentes, diretores, assessores, coordenadores e servidores marcaram presença. Grande mobilização tomou conta do interior nos dois últimos meses, marcando o início da virada.

Uma grande conquista. A hegemonia política do professorado da capital foi quebrada com a participação nos debates e pela acirrada disputa no momento da indicação de delegados para a II Conferência Nacional. Articulações, conchavos, rachas, alianças, bate-boca, vaias, protestos, choros. Teve de tudo. E de uma forma absolutamente saudável.

Trata-se da PRIMEIRA vez que o professorado da rede pública participa de um evento deste. A comunidade escolar indígena, os professores de assentamentos, de escolas rurais e do campo, que atendem alunos com deficiência, que trabalham com jovens e adultos analfabetos, universitários, educadores da rede privada de ensino, gestores municipais e estaduais, disputaram as poucas vagas. Todos foram representados.

Os militantes do PT brilharam. Deixando em casa suas divergências e suas tendências, mantiveram-se unidos para garantir o sucesso da Conferência. Nem o clima do disputadíssimo segundo turno do PED conseguiu desarticular uma forte corrente petista sintonizada com o Governo e com o Secretário.

O Secretário Adeum permaneceu no evento todo o tempo e foi submetido a inúmeras seções de fotos. Todos e todas queriam levar uma foto com o Secretário "para o meu interior". Superintendentes, diretores, assessores, e coordenadores, TODOS trabalhando onde fosse necessário.

O encerramento foi apoteótico. Alguém já viu um secretário de Estado - e de Educação! - ser ovacionado? Eu vi. Adeum Sauer.

Por fim, o cantor FAGNER, deu a nota com um grande show. De cortesia.

Tânia Miranda
16/12/2007.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?