18 de dezembro de 2007

 

Tem partido político que devia calar a boca

A Folha de S. Paulo põe em manchete que o segundo turno do PT teve "baixo quorum". A jornaiada segue atrás sem pensar. Isso porque no primeiro turno 326 mil militantes votaram e no segundo mais de 150 mil votaram. O PCdoB também deu isso no título da matéria no site Vermelho.

A Folha, como boletim político do PSDB de José Serra, tudo bem, está explicado. Mas, o DEM tem que calar a boca. Menos de dez lideranças escolhem os dirigentes. No PSDB, apenas três escolhem a cúpula (FHC, Serra e Aécio, o resto é figurante). No PTB, cruz credo, até Roberto Jefferson vota com mais quatro proprietários da legenda. O PPS nem fala nada porque o dono é um só. Até o PSB que teoricamente é um partido de esquerda tem dono, não precisa convocar nem mesmo assembléia para compor a cúpula.

Resta o PCdoB. Como é mesmo o processo de escolha dos dirigentes no PCdoB? Uma verdadeira caixa-preta. Os capa-preta decidem as direções entre si e comunicam às bases em assembléia formais.

Apenas o PT no Brasil escolhe suas direções em voto universal, eleições diretas em todos os níveis. No primeiro turno, 326 mil compareceram porque era uma disputa nos três níveis, municipal, estadual e nacional. No segundo turno, se "apenas" 150 mil militantes comparecem ainda assim é um grande fenômeno. Mas, para alguns não passa de "baixo quorum". Baixo quorum em relação a que cara-pálida? Aos 326 mil do primeiro turno ou aos três do PSDB?

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?