30 de novembro de 2007

 

Senado presta homenagem a Teófilo Ottoni, o senador que honrou o Brasil

Senado presta homenagem a Teófilo Ottoni
PLENÁRIO / Homenagem
29/11/2007 - 17h24
Agência Senado

O Senado Federal prestou nesta quinta-feira (29) homenagem ao ex-senador Theóphilo Benedicto Ottoni (1807-1869), no bicentenário do seu nascimento. O requerimento de homenagem foi apresentado pelo presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), e pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

Discursaram durante a sessão o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e os deputados federais Fábio Ramalho (PV-MG) e Ademir Camilo (PDT-MG), além de Tião Viana e Eduardo Azeredo.

Theóphilo Ottoni foi deputado provincial por Minas Gerais, deputado geral e senador do Brasil durante o Império.Liderou a Revolução Liberal mineira de 1842, mas saiu derrotado na Batalha de Santa Luzia e foi preso na cidade de Ouro Preto. Foi anistiado em 1844 pelo imperador, e se reelegeu deputado.

Em 1847, Theóphilo liderou uma expedição a fim de colonizar toda a região do Mucuri. Inaugurou a cidade da Philadélphia, em 1853, como centro das colônias do Mucuri. Posteriormente, a cidade passou a se chamar Teófilo Otoni, em homenagem ao seu fundador.

Theóphilo Ottoni assumiu a liderança do Partido Liberal em 1860, e elegeu-se senador em 1864. Morreu no Rio de Janeiro no ano de 1869, em decorrência de uma intoxicação miasmática.

Compuseram a Mesa durante a sessão o sobrinho-bisneto e o sobrinho-trineto de Theóphilo Ottoni, Benedicto e Tadeu Ottoni; o deputado federal (PMDB-MG) Saraiva Felipe e o ex-ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos e autor do livro Theóphilo Ottoni, a República e a Utopia do Mucuri, Nilmário Miranda. (Agência Senado).


Ministro Hélio Costa encerra homenagens a Theóphilo Ottoni
PLENÁRIO / Tempo Real
29/11/2007 - 15h30
Agência Senado

O senador licenciado e ministro das Comunicações, Hélio Costa, foi o último orador da homenagem ao bicentenário de nascimento do ex-senador e ex-deputado Theóphilo Benedito Ottoni. O ministro das Comunicações elogiou a trajetória do ex-parlamentar e registrou que os Correios lançaram, há dois meses, selo postal em homenagem a Theóphilo Otoni. (Agência Senado).


Ministro Hélio Costa encerra homenagem a Theóphilo Ottoni
PLENÁRIO / Homenagem
29/11/2007 - 17h10
Agência Senado

O senador licenciado e ministro das Comunicações, Hélio Costa, encerrou nesta quinta-feira (29) a homenagem ao bicentenário de nascimento do ex-senador e ex-deputado Theóphilo Benedicto Ottoni.

Hélio Costa elogiou o livro Teófilo Ottoni, aRepública e a Utopia do Mucuri, escrito pelo ex-deputado e ex-ministro Nilmário Miranda. De acordo com o ministro, a publicação ressalta a importância de Ottoni para Minas Gerias e para o Brasil.

- A revolução feita por Theóphilo Ottoni começou na realidade na minha terra, em Barbacena, em 1842, quando José Feliciano é encarregado de liderar as 14 cidades da província e ali estabelecer a capital revoltosa - lembrou Hélio Costa referindo-se à Revolução Liberal de 1842, em Minas Gerais, da qual Ottoni foi líder.

O ministro das Comunicações disse que até os dias de hoje a Câmara de Vereadores de Barbacena (MG) é chamada de Palácio da Revolução Liberal, pois foi em Barbacena (sede do governo revolucionário) que Ottoni entregou o comando da revolução a José Feliciano Pinto Coelho da Cunha. Para Hélio Costa, Ottoni foi um visionário que "trouxe os caminhos de um Brasil melhor".

O ministro também registrou o lançamento, há dois meses, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), de selo postal comemorativo em homenagem a Ottoni.

- Para nós, do Ministério das Comunicações, e certamente para os Correios, é uma honra muito grande colocar, na galeria dos vultos nacionais, como estampa comemorativa, esse homem que entra para nossa história pelo seu trabalho e pela sua extraordinária vocação liberal e democrática - afirmou Hélio Costa. (Augusto Castro / Agência Senado).

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?