3 de agosto de 2007

 

Outras descobertas na revista Carta Capital

O PFL se recusou a sair do armário

Ao contrário da revista Veja, que é absolutamente previsível no seu reacionarismo militante, a Carta Capital (1º de agosto) não cansa de surpreender. Jornalista descobre é coisa. Leandro Fortes, por exemplo, na matéria “A assunção de malvadeza”, em que desnuda o perfil despótico e corrupto do falecido senador ACM, menciona a recente transmutação do PFL em “democrata”, processo que encerrou uma perversa ironia, inclusive do ponto de vista semântico, mas que acabou por servir para lavar a suja biografia dos pefelistas por uma espécie de decreto.

Onde está surpresa? Eu juro que não sabia: “Antes, os pefelistas pensaram em se autonomear “Partido democrata” com a sigla PD, como nos Estados Unidos. Mas desistiram por um motivo muito caro ao tipo de elite envolvida na discussão. A sigla PD em francês serve para designar pederastas. Voilá.”

***

O Partido da Imprensa (PI) engrossou a oposição

A coluna “Estilo”, da mesma Carta Capital, com o título “Palanque Eletrônico”comenta como o PI – Partido da Imprensa – vem substituindo a oposição política desunida e bestializada. Não é novidade que os mandarins da imprensa levaram um baita top, top, top no último pleito presidencial. Tentaram ser os porta-vozes da sociedade e da opinião pública que preferiram eleger Lula presidente. O PI é antilula.

O fato é que a imprensa virou partido político, pensa e atua como partido político. À política não interessa a verdade, interessa muito mais a versão. A imprensa militante então mente, manipula e dissimula. Basta analisar o Jornal Nacional, cada vez mais um panfleto editorializado do PI. Tragédia da TAM? Lula é o culpado reverberava. Depois vem os marionetes dos jornais.

“No jogo de cena do falso pluralismo, o desastre da TAM abriu espaço até para um psicanalista da revista da Folha, travestido de arauto do PI que conluia “Não foi acidente, foi crime” e clamava pela manchete delirante tipo “Governo assassina mais de 200 pessoas”. Estão todos, jornalistas e apresentadores do Partido da Imprensa precisando de um bom psicanalista. E o Brasil está precisando de uma outra mídia.

***

Comments:
Veja a serviço da Airbus

A manchete da Veja da semana passada (1/8) apresentou o conteúdo sigiloso da transcrição das caixas-pretas feita nos EUA. O Folhão, Estadão e Globão também deram a notícia, copiando do Vejão. Esses dados sigilosos haviam sido entregues à comissão da CPI e estavam no cofre do Congresso. Os dados que foram revelados pela Veja passavam ao leitor a mensagem de que o erro seria do piloto. De que o piloto não soube pousar com o reverso pinado, de que não soube posicionar o manete. De que haveria um procedimento rigoroso para o pouso com reverso travado, que constava do manual, conforme divulgou a Airbus fabricante do avião. Antes que ocorresse o vazamento do que deveria ser sigiloso, a mídia e a oposição já tinham um culpado: o governo. Ontem, 3/8, a Airbus divulgou um comunicado dizendo textualmente que a culpa foi do piloto, que foi falha humana. Diz o texto: "baseado na análise oficial da caixa-preta do vôo 3054, afirma que a aeronave A-320 não apresentou nenhum "defeito de funcionamento" e que o manete da turbina direita, que estava inoperante e travada, não foi desacelerado corretamente pelo piloto na hora do pouso." A quem interessava que os dados sigilosos fossem divulgados? É óbvio que à Airbus, fabricante do avião. Quem vazou os dados sigilosos para Veja? é óbvio que a Airbus, que queria preservar a marca e safar-se da responsabilidade pela tragédia. O CENIPA diz que a investigação poderá demorar 10 meses, mas a Airbus, em menos de um mês, já sabe o que houve, já culpou o piloto e, para a empresa, o assunto tragédia da TAM já está esclarecido e encerrado. A mídia safada, sempre ao lado dos poderosos, sempre defendendo os poderosos -- a Veja, no caso --, está a serviço da Airbus.
Jussara Seixas

A família do comandante morto no acidente vai processara a Veja, a FSP e o Estadão. Curiosamente os jornalões, a redeglobo e a Veja não deram essa noticia. Quem deu a a noticia foi o Jornal da TV Gazeta. Veja -- ops, Olhe -- o vídeo
clique aqui para assistir ao vídeo .
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?