23 de julho de 2007

 

Água do São Francisco vai beneficiar sete mil pessoas em Abaré

Captação, ou seja, TRANSPOSIÇÃO das águas do rio São Francisco vai beneficiar sete mil pessoas em um único município baiano. As obras do Sistema Integrado de Abastecimento de Água Ibó/Icozeira serão reiniciadas pela Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb). O anúncio foi feito pelo governador Jaques Wagner sábado (21/07), na cidade de Abaré, a 530 quilômetros de Salvador.

O investimento do Estado será de R$ 1,9 milhão e mais de 7 mil pessoas serão beneficiadas, englobando 15 localidades da região de Abaré (Vale do São Francisco) e que sofrem de falta d`água.

Os fanáticos religiosos que não querem transpor água do São Francisco para matar a sede da população nordestina não se manifestaram.

As comunidades beneficiadas são Aroeira, Acaru, Angico, Capoeira, Curral das Pedras, Fazenda Primavera, Fortaleza, Ibó, Fazenda Vaqueiro, Icozeira, Mamede, Pau de Colher, Pedra da Onça, Tuiuiu e Umbuzeiro.

A água é TRANSPOSTA por meio de flutuantes metálicos no Rio São Francisco e levada por adutora com 41 quilômetros. Fazem parte ainda da construção do sistema integrado um reservatório elevado em concreto-armado com capacidade de 50 metros cúbicos, estação de tratamento de água e casa de química, numa área construída de 92 metros quadrados, compreendendo floculador, decantador e filtros para tratamento da água.

Serão construídas também três estações elevatórias de água tratada com 68 metros quadrados e mais duas com 15 metros quadrados. Além disso, vão ser instalados caixas de passagem e dois reservatórios de fibra de vidro com capacidade de 10 metros cúbicos, apoiados em base de alvenaria e chafariz-padrão. As obras estavam paradas desde outubro de 2006 e apenas 18% dos trabalhos foram concluídos pelo governo passado.

Comments:
Ô Oldack/Everaldo,
"Transposição" é quando se tira água de uma bacia hidrográfica para outra. E nisso a humanidade já acumulou experiência suficiente para saber quando se deve ou não fazê-la, o que está sendo clamorosamente ignorado no caso da Bacia do São Francisco / Bacias do Nordeste Setentrional. Sem nenhum "fanatismo", tá, só um pouco mais de responsabilidade sócio-ambiental (e econômica!)!
No caso da Adutora de Abaré, trata-se de apenas de democratizar o acesso à água que, por direito prioritário, aquela população sanfranciscana ainda não tem. Nisso o Governo Wagner merece aplausos. Já no caso da transposição está devendo um posicionamento claro e firme com a Bahia.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?