22 de abril de 2007

 

PT vai priorizar debate sobre reforma política

O Partido dos Trabalhadores se afirma como um dos maiores partidos políticos democráticos do mundo. O Diretório Nacional do PT aprovou neste sábado (21) uma resolução que orienta as bancadas do PT a priorizar o debate sobre reforma política com o objetivo de aprová-la ainda este ano, para que as eleições de 2008 já ocorram sob novas regras.

Excetuando o PCdoB e o PSB – que entretanto são organizações pequenas se comparadas com o PT – não existe no Brasil e na maior parte do mundo um partido semelhante. O debate, e não as ordens dos chefes políticos, vai determinar o rumo partidário. Debate neste nível não passa nem de longe pela cabeça dos donos do PSDB e PFL, ops, agora é DEM.

O FOCO DO DEBATE

Segundo decisão do DN, o debate deve focar prioritariamente questões como fidelidade partidária, financiamento público de campanha, voto em lista pré-ordenada e fim das coligações em eleições proporcionais.

Em relação ao voto em lista, os dirigentes consideram necessário aprofundar o debate sobre as diferentes modalidades e sobre o processo que o PT adotará para compor sua lista. Somente após o debate o Diretório Nacional fechará questão sobre o tema.

MíDIA VAI ATACAR

Anotem. A imprensa de direita fatalmente vai torpedear a decisão do PT de debater o voto em lista. Dirão que o Zé Dirceu ou qualquer coisa assim irá compor a lista. Também se lembrarão do corruptaço Roberto Jefferson no seu PTB. Sequer tocarão no PSDB ou no ex-PFL agora nas mãos dos netos da ditadura.

A resolução, que tratou ainda sobre outras questões da conjuntura e sobre a necessidade de a direção nacional ampliar o diálogo com os movimentos sociais, será divulgada na próxima semana, após serem incluídas todas as emendas aprovadas.

O texto defende que o governo, o PT e as forças de coalizão aproveitem da melhor maneira possível as condições existentes para implementar o programa vitorioso nas eleições de 2006. Além da reforma política, são parte importante desse programa o lançamento do PAC, o Programa de Desenvolvimento da Educação, a criação de uma rede pública de TV e a ampliação da integração continental.

SOLIDARIEDADE A WALDIR PIRES

Além da resolução sobre conjuntura, o Diretório Nacional aprovou ainda moções de solidariedade aos ministros Matilde Ribeiro (Igualdade Racial) e Waldir Pires (Defesa), que foram alvos de ataques por parte de setores da oposição e da mídia.

Também foi aprovada uma resolução autorizando a Secretaria Nacional de Movimentos Populares a mapear e organizar militantes nas áreas de atuação de segurança alimentar e ciência e tecnologia para compor, no próximo PED (Processo de Eleição Direta), os setoriais respectivos.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?