23 de abril de 2007

 

O bagre atrapalha o PAC

O burocrata do IBAMA acorda cedo e toma banho com água quente. Abre a torneira da cozinha e sai água quente. Chega em casa à noite a acende as luzes. Vai ao cinema e ao shopping, consome energia, mas problematiza na construção de mais usinas hidrelétricas que vão garantir que milhares, milhões de pessoas possam também tomar banho de água quente.

Depois de tomar banho de água quente o burocrata do IBAMA vai para a repartição e escreve seu relatório contra a construção da hidrelétrica do rio Madeira. Isso porque a barragem vai atrapalhar a subida rio acima do bagre. O bagre alimenta 15 mil pescadores, é verdade, mas, sem energia o país não cresce, não alimenta milhões.

Ou o IBAMA libera as licenças ambientais para as usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira, em Roraima, que prevêem a produção de 6.450 MW de energia elétrica ou não haverá energia suficiente a médio prazo para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Juntas com outro projeto de usina para o Norte, a Belo Monte, as três obras são consideradas vitais pelo governo Lula para garantir crescimento econômico de 5% nos próximos anos.

O impacto ambiental é grande. Os bagres vão ser prejudicados. Quem vive dos bagres vão mudar de profissão. Cabe aos técnicos tentar uma solução que permita a passagem dos bagres rio acima.

Ou o IBAMA trabalha ou as cabeças vão rolar. O estudo de impacto ambiental está no IBAMA desde 2005, as licenças nunca saíram e o projeto está paralisado. Todo mundo quer crescimento, todo mundo quer energia, mas ou é hidrelétrica ou é usina nuclear.

Não dá para fazer omelete sem quebrar os ovos. Grosseiramente, é isso.

Comments:
A construção da Hidrelétrica do Rio Madeira precisa, sim, ser bem estudada. O seu texto, parcialíssimo, não levou em conta o impacto da Hidrelétrica na vida das populações ribeirinhas do Rio Madeira. Seu sonho é ser porta-voz do Lula, aposto.
Por meses eu visitei este blog, mas não venho mais. A informação parcial, o deserviço quando oculta fatos reais que poderiam esclarecer aos leitores, é falta de respeito para com os mesmos.
Não visitarei mais.
 
Você é um malandro a srviço de picaretas que assolam este pais. Defender a destruição de 15 mil famílias com o intuito de favorecer os oligarcas é coisa mesmo de picaretas com soldo talvez generoso, ou talvez contente-se com as migalhas que caem da mesa dos poderosos. Parabens pela canalhice. Já escrevi vários comentários e você sempre apaga porque não tem moral para ouvir a verdade.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?