30 de março de 2007

 

Novos tempos para deficientes visuais na Bahia

Salvador será a primeira cidade da América Latina a contar com um equipamento tecnológico para inclusão social de pessoas com deficiência visual. O carlismo vai ficando para trás. Vem aí o Centro de Referência em Tecnologias Assistivas e Acessibilidade (CERTAA), que pretende fomentar e disponibilizar capacitação, pesquisa, assessoria, produção e captação de ajudas técnicas para inclusão de pessoas com deficiência. A iniciativa é uma parceria entre o Governo Lula (Ministério da Ciência e Tecnologia) e o Governo Jaques Wagner (secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia (SECTI), de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES).

Digo que graças a Deus o carlismo acabou porque eles não davam a mínima para os deficientes visuais. Para a turma de ACM, César Borges e Paulo Souto só interessavam negócios. O uso da Internet pelo governo soutista é um exemplo do descaso. Até o momento foram identificados nada mais nada menos que 126 sites governamentais, todos sem obedecer à lei da acessibilidade para deficientes visuais, nenhuma regulamentação, e um ridículo Portal de Governo que não chega a ridículos 800 acessos diários. Está na ordem-do-dia no Governo Wagner a acessibilidade nos sites oficiais. É um trabalho para o CERTAA.

Mais de 15% da população baiana têm algum tipo de deficiência. São 2 milhões de pessoas. Daí a importância do CERTAA. O governo já assegurou R$ 1 milhão para implantação do órgão, que vai funcionar num galpão no bairro da Ribeira. O espaço vai contar com salas de aula, laboratórios de informática, auditório, oficinas de órteses e próteses, laboratório de desenvolvimento de softwares, salas de reunião e escritórios.

É um novo tempo, O carlismo acabou.

Comments:
só para constar... o projeto do certaa foi todo elaborado na gestao passada... o Governo atual já o pegou em fase de implantação.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?