22 de setembro de 2006

 

Um encontro com a inteligência, terça-feira, 26

“HISTÓRIA NOTURNA DA FILOSOFIA”
Livro de Fernando Rego será lançado dia 26, terça-feira
Com presença dos ex-alunos deputado Emiliano José (PT) e jornalista Bob Fernandes

O livro “História Noturna da Filosofia”, da autoria do professor de filosofia, Fernando Rego, falecido em 2005, será lançado no Museu Carlos Costa Pinto, Corredor da Vitória, das 18h às 21h30min, na próxima terça-feira, 26 de Setembro. O prefácio é do professor João Carlos Salles, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) e a apresentação é do jornalista Bob Fernandes. O título é da Quarteto Editora e o projeto gráfico da capa de Maria Helena Pereira da Silva.

A idéia é fazer, do lançamento, um encontro de ex-alunos, colegas professores, familiares e amigos, com direito a coquetel e saudações do professor de filosofia da UFBA, João Carlos Salles, e do deputado Emiliano José (PT), a pedido da família. Fernando Rego pertenceu ao Departamento de Filosofia da UFBa onde lecionou Lógica, Estética e História da Filosofia, dentre outras disciplinas. Escritor de ensaios filosóficos e literários, nos últimos tempos era colaborador da Revista Carta Capital. Baiano de Salvador, Fernando nasceu em 19 de dezembro de 1943 e faleceu em 16 de julho de 2005.

O leitor vai se deparar com um texto de peculiar singularidade, onde Fernando Rego aponta sua visão crítica sobre a Filosofia e manifesta sua perplexidade frente à condição humana. Utilizando-se de ensaios curtos e densos, o autor revela instigante e irrequieta perquirição filosófica ao debruçar-se sobre textos de Rousseau, Kant, Kiekegaard, Espinosa, Wittgenstein e Spengler, entre outros.

Em artigo publicado recentemente para a revista Terra Magazine, o professor João Carlos Salles lembra que Fernando Rego “sempre foi um grande devorador de livros de filosofia (que lia às vezes como policiais) e de livros policiais, lidos com fervor filosófico. Por essa estratégia de leitura, mostrava saber bem que, sem caráter e sem mácula, nunca se é verdadeiramente sagaz. Assim, encontramos em seu livro pequenas leituras de grandes textos, iluminados então de um ângulo que os procura tornar mais inteiros. Uma leitura das luzes, portanto, que jamais desconhece a noite - essa noite que sempre vem, como em poema de Kaváfis, com seus conselhos, seus compromissos, suas promessas, sua força. O olhar de Fernando Rego sabia, pois, desvelar intenções e sombras de vida mesmo na expressão mais gélida ou mórbida da razão, sendo sua palavra sempre capaz de ironizar o mundo e as pessoas, não nos poupando de juntar nosso ridículo atroz ao de Deus e suas obras”.

HISTÓRIA NOTURNA DA FILOSOFIA
LANÇAMENTO DIA 26, TERÇA, ÀS 18H
MUSEU CARLOS COSTA PINTO,
CORREDOR DA VITÓRIA

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?