8 de junho de 2013

 

Memória: Gilberto Gil contra a ditadura militar


Parte inferior do formulário

 Revista Música Brasileira - Em 1973 a ditadura praticava ações criminosas como sequestro, tortura e assassinato de quem ousasse se opor. Foi o que aconteceu com o Minhoca, jovem estudante de Geologia da USP, que desapareceu no dia 17 de março. Foi visto por outros presos nas dependências do Dops pela última vez, destruído pelos golpes e choques elétricos. Ainda teve tempo de gritar “meu nome é Alexandre Vanucchi Leme, estudo na USP, e só disse o meu nome”.
Não era mais possível suportar tanta violência. Depois que foi anunciado o “suicídio” de Minhoca pelos órgãos oficiais, uma missa foi organizada na Catedral da Sé, com a participação do cardeal Paulo Evaristo Arns. Caravanas de estudantes se dirigiram para lá na noite de 30 de março, mas a repressão policial também. Com a praça cercada, mais de 50 estudantes foram detidos. Durante a missa, o compositor Sérgio Ricardo cantou, de forma emocionada, a canção Calabouço, cuja letra se refere ao assassinato do secundarista Edson Luís, no Rio de Janeiro, em 1968.

Era preciso fazer mais. Então surgiu a ideia de convidar Gilberto Gil para um show quase clandestino. Por que Gil?  Chegado a pouco do exílio londrino, Gil fazia shows pelo Brasil, e havia lançado no ano anterior, o disco Expresso 2222. Naquela semana estava em São Paulo para uma mostra dos artistas da Phonogram e Gil havia sido vítima de mais uma violência do regime militar. Os censores cortaram o áudio dos microfones no momento em que ia apresentar uma canção feita em parceria com Chico Burarque: Cálice.
Uma comissão de estudantes convidou Gil para um show de protesto. Ele topou. No sábado, 26 de maio, Gil chegou ao auditório da Poli e disse que ficaria 30 minutos. Cantou, dançou, falou, debateu por mais de três horas. Tudo foi gravado clandestinamente pelo estudante Guido.

Essa história está contada no livro Cale-se (Editora Girafa 2003), escrito pelo jornalista Caio Túlio Costa.
Veja o show pode ser baixado aqui:

Fonte: Revista Música Brasileira

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?