4 de janeiro de 2013

 

Universidade Federal do Sul da Bahia depende do Congresso Nacional

 O cenário universitário da Bahia está mudando radicalmente, desde os dois governos Lula. Seguindo a política inaugurada por Lula de levar as universidades para o interior, o governador Wagner (PT) recebeu, na Governadoria, o projeto pedagógico da Universidade Federal do Sul da Bahia. Participaram da apresentação a reitora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Dora Leal, o presidente da Comissão de Implantação da UFSBA, Naomar de Almeida Filho e o secretário da Educação Osvaldo Barreto.

A criação da UFSBA está aguardando aprovação dos parlamentares, já que o projeto de lei encontra-se tramitando no Congresso Nacional. O lobby do bem vai ser grande para que o projeto entre em pauta e seja aprovado. A nova universidade vai ter campi em Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itabuna, onde vai se instalar a sede da reitoria. A nova instituição deve começar a funcionar em 2014 e até sua plena implantação, em 2020, vai gerar 10.800 novas vagas.
Serão oferecidos 12 bacharelados interdisciplinares em quatro grandes áreas de conhecimento, 15 licenciaturas interdisciplinares em cinco eixos de formação, 30 cursos de graduação profissionalizante plena, dez residências, 19 mestrados e nove doutorados, além de cursos superiores tecnológicos e formação seqüencial universitária. Todos os cursos serão ministrados com o auxílio de tecnologias avançadas de ensino-aprendizagem. O ingresso à universidade se dará por meio dos bacharelados com seleção via ENEM/SISU, ou da Rede de Colégio Universitários instalados em 36 municípios de maior porte do Sul da Bahia.

Será uma revolução no ensino universitário da Bahia.
 

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?