28 de janeiro de 2013

 

Por que a imprensa não publica relatórios financeiros?

 “Tal como os demais grupos de interesse, a imprensa depende em larga medida das políticas de Estado, inclusive para se manter como grupo econômico fechado, sem transparência, que não publica relatórios financeiros nem presta contas a nenhum órgão interno aos sistemas jornalísticos. É o poder mais irresponsável entre as instituições da democracia. Os favores de que necessita – isenções fiscais, cotas de publicidade, renegociação de empréstimos bancários – são favores arcaicos, primários, próprios de um estágio de desenvolvimento econômico e social atrasado”.

Quem disse isso foi o filósofo e cientista políticos Wanderley Guilherme dos Santos (IUPERJ) num artigo publicado em 2006, na revista Carta Capital, cujo exemplar encontrei perdido em minha estante. Pior, “ao contrário de outros grupos de interesses e dos partidos políticos, a imprensa recusa-se a admitir que suas opiniões possam ter origem em interesses particulares e que entretém preferências partidárias, sustentando que se utiliza apenas de seu valor de uso, isto é, de representação da realidade. Há muito da realidade que não está na imprensa e há muito da imprensa que não está na realidade”.
Atualmente, o recurso político essencial da imprensa deixou de ser seu valor de uso e se transferiu para seu valor de troca, assim como os demais grupos de interesse. É o ator político brasileiro mais bem-sucedido, suplantando os grupos de interesse do capital, do trabalho, dos burocratas, das igrejas, das forças armadas e das ONG`s. A imprensa perdeu a inocência. Como valor de troca, ela forma opinião, agenda e impulsiona demandas, cria obstáculos oi facilita o exercício dos governos a que se opõe ou apóia. “É a instituição da democracia que menos se modernizou, arcaica por natureza”.

É cruel. O serviço prestado pela mídia como negócio (...) consiste em garantir que não provocará instabilidade política (...) arranjo típico das sociedades de celerados (...) ela vende omissão. Falta aqui uma imprensa livre.
Volto à pergunta: se é negócio, valor de troca, por que não publica relatórios financeiros, não paga impostos e ainda vive às custas do Estado?

Hoje eu acordei azedo!

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?