4 de maio de 2012

 

“Renée France de Carvalho, uma vida de lutas, contra o nazismo e contra a ditadura brasileira

No dia 07 de maio, às 19h, no Auditório do CREA, em Belo Horizonte, a Fundação Perseu Abramo lança, em parceria com a Associação dos Amigos do Memorial da Anistia Política do Brasil, o livro “Renée France de Carvalho - UMA VIDA DE LUTAS”, que retrata a história de resistências à opressão que Renée viveu, em especial ao lado de Apolônio de Carvalho – importante figura da história nacional recente, por seu ativismo político e afronta à ditadura.

PREFÁCIO DE LULA - Com prefácio assinado por Luiz Inácio Lula da Silva, o livro detalha as mais importantes passagens de Renée, nascida na Marselha em 1925 e membro ativo da Resistência francesa ao nazismo. Ainda sem a maioridade, mas já com a bravura destemida de militante, Renée se viu colhendo dinheiro aos 11 anos pelas ruas da cidade, em assistência aos operários da greve de 1936. Tempos depois, já participava da resistência como guerrilheira, na luta contra o nazismo.

UMA HISTÓRIA DE AMOR - Sempre à frente com sua visão de mundo, Renée sentiu na pele a inquietação por perceber a separação real entre os ideais de igualdade e a dura realidade que, o tempo todo, lhe saltara à vista. Fosse à Europa da Frente Popular ou no Brasil de 1947, ano de sua chegada ao país, Renée mantive-se firme em sua análise crítica. Ela também retrata a mulher doce, apaixonada e protagonista de uma das mais belas histórias de amor vividas em meio às lutas pela revolução. Com Apolônio, Renée viveu a ditadura, a clandestinidade, o exílio e a satisfação de vivenciar, com ele, o nascimento do Partido dos Trabalhadores (PT).

MILITÂNCIA FEMININA - Leitura importante para os que se interessam pela história recente do país, o livro vai além do simples conceito de obra biográfica, e marca efetivamente a militância de toda uma geração – e, em principal, de uma geração feminina. Renée, aqui, simboliza todas as mulheres que bravamente buscaram a luz em meio à sombra opressora.

“Renée France de Carvalho - UMA VIDA DE LUTAS”, foi produzido sob a organização de Marly Vianna, René Louis de Carvalho e Ramón Peña Castro. São apoiadores deste lançamento a Comissão de Direitos Humanos da OAB-MG, Comissão da Verdade da OAB-MG, ALMG, Partido dos Trabalhadores (MG), ONG Contato e Mandato do Vereador Caixeta.

Apoio: CREA-MG, ONG Contato, Comissão de Direitos Humanos da OAB-MG, Comissão da Verdade da OAB-MG, Bancada do PT/ ALMG, Partidos dos Trabalhadores de Minas Gerais, Mandato do vereador Caixeta

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?