23 de abril de 2012

 

O povo brasileiro quer a volta de Lula em 2014

Segundo Wladimir Safatle, na Folha de S. Paulo (17/04/2012) André Singer cunhou o termo “lulismo”, para nomear o modelo político-econômico implementado com a ascensão do PT ao poder. O modelo é baseado numa dinâmica de aumento do poder aquisitivo das camadas mais baixas da população, por meio do aumento real do salário-mínimo, dos programas de transferência de renda e de facilidades de crédito para consumo. Ele conseguiu criar o fenômeno da “nova classe média”.

No plano político, sabe-se, o lulismo se manteve através de alianças ideologicamente heterogênicas. O resultado foi baixa capacidade de mudança estruturas. Safatle prevê que os milites do lulismo possam estar chegando. O país precisa de uma nova repactuação do salário, educação e saúde de qualidade garantidos pelo Estado, coisas que exigem aumento de impostos sobre aqueles que vivem nababescamente, com seus lucros milionários no sistema financeiro.

Ao garantir no alto a popularidade da presidenta Dilma Roussef e a preferir a volta de Lula em 2014, o povo, através das pesquisas de opinião, parece escolher o caminho do lulismo. Apesar da mídia e da Casa Grande.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?