14 de julho de 2011

 

Reencontros no bate-papo "Com a Palavra o Escritor" na Fundação Casa de Jorge Amado

Há pelo menos 17 anos, a Fundação Casa de Jorge Amado promove o sarau “Com a Palavra o Escritor”. Escritores e poetas importantes da Bahia já passaram pelo casarão azul do Pelourinho. Recentemente (8 de julho), participei do bate-papo com Emiliano José, nove livros publicados e muitos outros a publicar. Entre tantos amigos, intelectuais, escritores, poetas, estava presente Lícia Soares, professora de Literatura da Universidade Estadual da Bahia (UNEB).

A memória me traiu. No ato, pensei que não sabia dos estudos sobre cinema e violência realizados na UNEB. Fui conferir no mecanismo de busca do blog BAHIA DE FATO e lá encontrei a notícia, datada de 7 de dezembro de 2009:

“Projeto na UNEB estuda Lamarca, violência e heroísmo na literatura e no cinema”.

Naquela ocasião registrei: “A estudante de Letras da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Denise Cerqueira, por e-mail, comunicou ao jornalista e escritor Emiliano José que há quase dois anos participa de um projeto de literatura brasileira dirigido pela professora Lícia Soares de Souza.

“Um dos livros trabalhados no projeto intitulado "Heroísmo e violência nos diálogos contemporâneos entre literatura e cinema", é Lamarca, o Capitão da Guerrilha”.

Denise esteve no lançamento do livro “Galeria F”, de Emiliano José. Atualmente – informa ela – está trabalhando com o livro “Lamarca, o Capitão da Guerrilha” transposto para o cinema no filme Lamarca, de Sérgio Resende.

Ela ressaltou: “Tenho elaborado alguns artigos e apresentado em eventos acadêmicos. No Seminário Internacional Figuras da Violência Moderna, que se realizará nos dias 14 e 15 dezembro de 2009, irei apresentar um trabalho em forma de poster. A professora Lícia me falou que convidou o senhor para participar. Será um prazer recebê-lo”.

FEITO O REGISTRO, nunca soube se Emiliano José, afinal, chegou a participar do seminário citado. A professora Lícia Soares lançou seu livro “Literatura e Cinema: Traduções Intersemióticas” (Editora Eduneb) durante o Seminário Internacional Figuras da Violência Moderna.

A obra aborda as relações entre cinema e violência através de análises que discutem filmes brasileiros como “Tropa de Elite”, “Guerra de Canudos”, “Lamarca”, entre outros. O cinema no contexto pós-moderno, a tradição da violência da violência no cinema, as tendências na construção da linguagem cinematográfica e narrativas que discutem importantes filmes brasileiros.

Foi bom o reencontro com a professora de Literatura da UNEB, Lícia Soares. Ela contribuiu enriquecendo o evento “A Palavra com o Escritor”. Até renovou o convite para o jornalista, escritor e agora deputado federal Emiliano José (PT-BA) debater com seus alunos. Eu vou junto.

LEIA MAIS NO SITE DO EMILIANO

Comments:
Que artigo ótimo!
É bom a gente ver noso trabalho reconhecido.
Pois que venham. Vou ver a melhor data para receber osdois....
Licia
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?