13 de julho de 2011

 

Marighella e Prestes entrarão para o livro "Heróis da Pátria"

Um projeto de lei (nº 1771/2011) que inscreve os nomes dos já falecidos comunistas brasileiros Carlos Marighella e Luis Carlos Prestes no livro dos "Heróis da Pátria", depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília, foi apresentado na Câmara Federal pelos deputados Emiliano José (PT-BA) e Edson Santos (PT-RJ).

Emiliano José fez parte do combate contra a ditadura militar, foi preso político por quatro anos, torturado, participou de movimentos políticos e jornais clandestinos à época e escreveu diversos livros sobre o assunto, sendo um deles "Carlos Marighella: O inimigo número um da ditadura militar".

O parlamentar credita a Carlos Marighella e Luis Carlos Prestes o título de Heróis da Pátria por suas importantes e marcantes passagens na história do Brasil. "Eles estão entre os principais nomes na luta revolucionária, comunista, democrática, patriótica e socialista no País. Seus nomes jamais serão apagados da história, da memória do povo brasileiro", justificou.

Emiliano afirma que tanto Prestes quanto Marighella participaram decisivamente da vida política do País. "Prestes desde os anos 20 e Marighella a partir dos anos 30. Se encontram nos anos 30 no PCB. Depois foram presos e a partir daí passaram a militar juntos. Até o fim da vida se dedicaram à luta democrática. Se encontraram na reta final da vida.

O essencial é que foram lutadores da liberdade e democracia, independente das diferenças momentâneas".

Fonte: Site Oficial do PT na Câmara Federal/Assessoria Parlamentar

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?