12 de julho de 2011

 

Luta contra o câncer anunciada por Dilma vira realidade

Está em execução o Plano Nacional de Fortalecimento das Ações de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer do Colo do Útero, anunciado pela presidenta Dilma Rousseff, em março passado. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) acaba de lançar (julho) as novas diretrizes para rastreamento do câncer do colo de útero. O documento amplia a faixa etária a ser submetida ao exame preventivo (Papanicolau) que, antes, era dos 25 aos 59 anos, e agora segue até os 64 anos. O Brasil segue a tendência mundial, já que as brasileiras tiveram aumento na expectativa de vida para 76 anos.

Dilma Rousseff está cumprindo seus compromissos de campanha. Estima-se uma redução de até 80% na mortalidade por este tipo de câncer a partir do rastreamento de mulheres na faixa etária dos 25 aos 65 anos, com o teste Papanicolau e tratamento das lesões precursoras com alto potencial de malignidade. O exame é realizado gratuitamente nos postos de saúde. Segundo os especialistas do INCA, o câncer do colo de útero é a quarta causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, sendo essencial realizar o exame preventivo.

As novas diretrizes estão sendo amplamente divulgadas pela imprensa. Sempre com uma quase escondida referência à presidenta Dilma.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?