7 de julho de 2011

 

O meu NÃO à Itália de Tabucchi e Berlusconi

A Folha de S. Paulo (6 de julho) ao noticiar a 9ª Festa Literária Internacional de Paraty abriu a desproporcional manchete “Tabucchi ataca Brasil em jornal italiano”. É que o escritor Antonio Tabucchi, que não gosta de viajar e nunca veio à Festa Literária de Paraty, arranjou uma desculpa “politizada” para não comparecer. O escritor italiano publicou no jornal “La Republica” o artigo intitulado “O meu não ao Brasil de Battisti”. O cu não tem nada a ver com as calças, mas, a ele, pareceu inteligente justificar assim sua ausência na FLIP.

Empenhada em sua impopular cruzada antigovernista, a Folha de S. Paulo aproveitou a deixa para esculachar o Executivo e o Supremo Tribunal Federal. Ambas as instituições exerceram o sagrado direito de soberania nacional ao garantir refúgio ao ex-militante da esquerda armada italiana, Cesare Battisti, que teria supostamente cometido crimes há...40 anos atrás. É muita falta de assunto.

Tudo bem. Também vou escrever um artigo intitulado “O meu não à Itália de Tabucchi e Berlusconi”. Enquanto a Folha não descobre meu talento (rsrsrs), fico com a resposta de Frei Betto: “Lamento que a Itália acuse Battisti tendo por testemunha um único companheiro dele que aceitou o programa de delação premiada (...) porque a Itália não pede a extradição dos terroristas de direita que estão por aí?”.

A ausência de Tabucchi, fora a manchete panfletária da Folha, não provocou maiores repercussões na FLIP. Conforme a própria Folha noticia, a programação prossegue com a presença de Antônio Cândido, muitos grandes autores, sessões de autógrafos, palestras, exposições, atividades infantis. O MINC anunciou R$ 12 milhões para traduções e reedições de obras brasileiras. Paraty é uma festa.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?