3 de julho de 2011

 

Morre ex-líder feminista do PCB, Maria Pucú

A revista digital Terra Magazine publicou na primeira página. A fonte é o Blog da Amazônia, do jornalista Altino Machado. Ele publica o artigo do sociólogo José Ribamar Bessa Freire intitulado “Maria Pucú, a militante fiel”. Maria Pucú Campello nasceu em Manaus em 12 de março de 1927. Era filiada à Pia União das Filhas de Maria. Com a democratização do pós-guerra, ela leu a obra de Jorge Amado. Trocou a fita azul da irmandade católica pela bandeira vermelha do PCB. Tornou-se dirigente.

Comunista, transgrediu as regras dominantes, enfrentou preconceitos naquela Manaus dos anos 1940. Na clandestinidade após 1947, cuidava dos tostões do partido, que a mídia chamava de “ouro de Moscou”. Criou a Associação Feminina. Organizava as mulheres dos comunistas presos. Fez a campanha “O petróleo é nosso”, marchou contra a bomba atômica. Casou com o líder comunista Geraldo Campello em 1957, com quem viveu até sua morte.

Após o golpe de 1964 mudaram-se para Niterói. Não perdoou Roberto Freire pela facada no PCB. Disse não ao PPS. Segundo o sociólogo José Ribamar, “ela fez a opção pelos pobres antes da Teologia da Libertação”. Morreu no último 2 de junho, aos 84 anos. Nós te saudamos. Vale a pena ler o texto do professor José Ribamar Bessa Freire coordenador do Programa de Estudos dos Povos Indígenas (UERJ), pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Memória Social (UNIRIO).

Fonte: Terra Magazine/Blog da Amazônia

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?