5 de maio de 2011

 

Militante da Via Campesina e do MST assume cargo no governo da Bahia

Militante do Movimento Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desde os 15 anos, Lúcia Barbosa é a primeira secretária estadual membro do MST no Brasil. Ela assume a Secretaria de Políticas para Mulheres da Bahia, criada pelo governador Jaques Wagner no seu segundo mandato como uma das ações da Lei de Reforma Administrativa do poder executivo - votada e aprovada sem vetos na Assembleia Legislativa da Bahia e sancionada também sem vetos (4). Ela toma posse nesta sexta-feira (6) juntamente com outros secretários.

Lúcia Barbosa assume a nova secretaria com a missão de articular o combate à feminização da pobreza e da violência contra as mulheres. "A pobreza em nosso estado tem gênero, tem cor e tem endereço. Nossa tarefa é seguir as linhas da presidenta Dilma e do governador, combater a feminização da pobreza. Para isso, a autonomia econômica das mulheres é passo fundamental neste processo".

Nascida em Eunápolis, no extremo sul da Bahia, em 1972, Lucinha, como é conhecida, tem 12 irmãos. Mora atualmente em Itaberaba, é casada, mãe de duas crianças (Vinícius e Marisa). Cursou até 8ª série do ensino fundamental, é filiada ao PT desde 1989 e hoje é dirigente nacional do MST, coordenadora-geral do acampamento de mulheres trabalhadoras rurais da Bahia, participa da Via Campesina e da Coordenação Nacional dos Movimentos Sociais (CMS). No MST e no PT construiu sua militância feminista e compreendeu o papel das mulheres na política.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?