24 de março de 2011

 

Emiliano José (PT-BA) entra na luta por uma universidade para São Francisco do Conde

São Francisco do Conde, município situado no Recôncavo baiano, vai ganhar um campus da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). O reitor da UNILAB, Paulo Speller, visitou a cidade administrada por Rilza Valetim, do PT, em companhia do deputado federal Emiliano José (PT-BA), já com o objetivo de avaliar terrenos para construção do campus. Estiveram presentes a reitora da UFBA, Dora Leal Rosa, o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, a Coordenadora do ProUni na UFRB, Suzana Pimentel, além de prefeitos, parlamentares, secretários de governo e vereadores.

Esta é uma luta da prefeita petista Rilza Valetim, educadora e residente na cidade. Há grandes possibilidades do bairro São Bento das Lages abrigar o campus. A comitiva visitou as ruínas da primeira escola agrícola do Brasil, inaugurada por D. Pedro II. O projeto inclui cursos de pós-graduação nas áreas de energia e educação. Segundo o deputado Emiliano José (PT-BA), a UNILAB é uma iniciativa do Governo Federal de grande significado porque pretende uma integração entre Brasil e África, com 50% de estudantes africanos, uma efetiva ação de reparação.

Em discurso pronunciado (22/03/2011) na Câmara Federal, Emiliano afirma que o campus da UNILAB terá grande impacto na cidade, na RMS e no Estado, tanto na economia, com a chegada de professores, servidores, estudantes e visitantes, quanto na educação e na cultura. Em particular, um avanço na discussão étnico-racial e na relação com os países de língua portuguesa.

“São Francisco do Conde é uma cidade do Recôncavo. Majoritariamente composta por uma população negra, com histórico de produção açucareira, encravada hoje em área com forte presença da Petrobras, em território contíguo à Refinaria Landulfo Alves, está pronta a tornar-se um centro universitário, recebendo os estudantes africanos de língua portuguesa que vierem a estudar na Unilab. Como se sabe, a Unilab terá, como alunos, 50% de alunos provenientes de países africanos de língua portuguesa e os restantes de alunos brasileiros”, registrou o deputado Emiliano.

A Bahia prossegue assim em sua caminhada por mais universidades e instituições federais de ensino superior. Durante décadas com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) apenas, o Estado viu surgir a UNIVASF, com sede em Petrolina e Juazeiro, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) com sede em Cruz das Almas. Agora virão a Universidade do Oeste, em Barreiras, e o campus da UNILAB em São Francisco do Conde.

É a herança bendita do Governo Lula.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?