9 de dezembro de 2010

 

"Revista Semiárido" será lançada segunda-feira, 13, em Salvador

O deputado federal reeleito Zezéu Ribeiro (PT), presidente da Frente Parlamentar do Nordeste na Câmara Federal, está convidando para o lançamento em Salvador da Revista Semiárido, dia 13 de dezembro, próxima segunda-feira, às 18h, no Salão Iris do Hotel Fiesta, Itaigara.

A Revista Semiárido é uma publicação da Câmara dos Deputados. Trata-se de uma coletânea de ensaios multidisciplinares sobre o semiárido que se estende do norte de Minas Gerais até o Piauí. O semiárido continua sendo o maior desafio social,
ambiental e de desenvolvimento para o Brasil, segundo o deputado Zezéu Ribeiro.

A revista publica 15 artigos – alguns históricos como “O problema das secas”, de 1913. Economistas avaliam perspectivas de desenvolvimento que possam tirar partido das características geográficas e climáticas da região; historiadores analisam a ocupação e urbanização a partir da colonização portuguesa; ambientalistas denunciam o risco de desertificação e agregam propostas inovadoras no campo da agroecologia.

Os deputados Zezéu Ribeiro (PT-BA), Edson Duarte (PV-BA) e o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), acrescentam suas observações, sob o viés político.

A coletânea é ilustrada com fotos do brasiliense Gabriel Bursztyn - que fotografou a desertificação no sul do Piauí, no Parque Nacional Serra da Capivara, a convite do Ministério do Meio Ambiente. E o trabalho da artista plástica mineira Monica Sartori inspira a textura das quase quatrocentas páginas da edição - com evocações de dunas, rios e ventanias.

Comments:
Muito interessante o seu blog. Estou lhe convidando a visitar o meu e se possivel seguirmos juntos por eles. Êstarei grato esperando por voce lá.
Abraços de verdade
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?