27 de dezembro de 2010

 

A mulher brasileira faz uma revolução

Li no Conversa Afiada do jornalista Paulo Henrique Amorim. O Conversa Afiada extraiu o destaque da entrevista com a filósofa Marilena Chauí à revista “Caros Amigos”, de dezembro.

A professora Marilena Chauí disse:

“Eu tenho uma colega, socióloga, que viajou pelo Brasil inteiro fazendo a pesquisa em torno do Bolsa Família (*). O Bolsa Família produziu uma desestruturação da família, porque ele produziu a perda de lugar masculino e a presença forte da figura feminina.

Isso mudou as relações de poder dentro do interior da família, isso mudou o lugar da mulher nas pequenas comunidades e pequenas sociedades.

E isso produziu o seguinte efeito: as mulheres do Bolsa Família foram capazes de usar o recurso de tal maneira que sempre houve uma sobra … e elas se reuniram … formaram cooperativas … foram fazer artesanato, foram fazer corte e costura.

Há mil e uma atividades que as mulheres estão fazendo no Brasil inteirinho e isso mudou a relação com os filhos, porque, para fazer isso, elas compreenderam com clareza o significado do FUNDEB e a ida da criança para a escola.

E o FUNDEB, através do PRONAF, criou o sistema nacional de merenda. A comunidade produz a merenda e a criança come. Essa despesa a mãe não tem.

É uma revolução.

Essa é uma mudança absolutamente incalculável, incalculável, não tem volta.”

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?