26 de dezembro de 2010

 

Feliz Paroano, em eterno retorno

Depois que um Ministério Público equivocado e uma justiça fascistóide derrubaram as barracas de praia de Salvador, sob o olhar omisso do prefeito João, nunca mais fui à praia. Com a extinção da Barraca do Luciano, de vez em quando mato a saudade na Varanda do Luciano, um recanto privê em Itapuã, onde os velhos amigos e clientes da barraca de Pituaçu se reencontram. De lá, Luciano me enviou seus votos de Boas Festas. Como se seguem:

FELIZ PAROANO

Janeiro

Dizer ao Ano: Bom dia
(Tudo é sempre bom
Quando se inicia).

Fevereiro

Com suor e cerveja, dizer à nossa Geografia:
É hora de circular pelo rio
Da fantasia, entre recifes, na baía da alegria.

Março

Dizer ao Mar: Tu, que me navegas,
Me deixas ser teu timoneiro,
Teu argonauta derradeiro.

Abril

Às Árvores: Desnudem-se com todo pudor...
E, com suas folhas, forrar meu leito,
Fazer meu ninho, fazer amor.

Maio

Aos Companheiros, na atual encruzilhada
E desencanto: Não há um só caminho. Todavia, nesta esquina,
A virada pela esquerda ainda é a nossa estrada.

Junho

Falar ao Frio: Sejas bem-vindo.
Junta-te a nós, nesta fogueira de festa,
Ao nosso licor, ao nosso vinho.

Julho

Dizer ao Ano: Boa tarde.
Sentir que o coração bate,
Queima, teima, arde.

Agosto

Ao Homem: Não entregue os pontos. Ânimo.
Até na hora de morrer, é hora de nascer
(Ao humano, ainda não desceu o pano).

Setembro

À Mulher: Tu - rosa ou lilás - és flor.
Inventada no feliz, floras agora.
(E, de tão vaga, ganha sentido a palavra amor).

Outubro

Ao Jovem: Começa no hoje, a hora futura,
Que, guevaramente,
Ainda rima com a palavra ternura.

Novembro

Ao Sol, primo vere: Reina, enche de luz a tua raça,
Que vive de teu calor, de tua benção,
De tua graça.

Dezembro

Dizer ao Ano: Obrigado, meu bom velhinho,
Pelo presente dado com carinho...
Adeus!

E paroano, eu possa estar na Paisagem,
Compondo o Mundo e dizer, de novo,
Em eterno retorno: Feliz Ano Novo.

Poema de Ronaldo Ribeiro Jacobina, gente da ex-barraca do Luciano.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?