30 de outubro de 2010

 

Dom Angelico Sandalo afirma que tema do aborto foi usado para tirar distribuição de renda do debate eleitoral

Dom Angelico Sandalo foi bispo de Blumenau durante 9 anos. Exatamente hoje, 30 de outubro, ele está deixando a Diocese para assumir a Sub-Comissão Pró-Bispos da CNBB. Ele reafirmou que os católicos podem votar em Dilma Rousseff ou José Serra, não existindo, por parte da Igreja, qualquer tipo de veto a candidato ou partido. Para ele, é desonesto fazer o Papa de cabo eleitoral, por causa da declaração dele sobre aborto. O Papa já criticou outros temas como uso da propriedade e riqueza. “Não cabe a nós, bispos, apontar ou proibir determinado partido ou candidato, devemos deixar para a maturidade do eleitor a responsabilidade pela eleição”.

"O aborto é bandeira que a Igreja levanta no mundo todo, e a Igreja realmente é contra. Não há novidade nenhuma nisso e no fato de que nós devemos sempre orientar os fieis. Além dos mais, temos outros princípios morais, de justiça e ética a respeito da pobreza, do uso da propriedade, da riqueza que se acumula nas mãos de poucos, da miséria, da guerra, da corrida armamentista, enfim, de tudo que fere a dignidade humana. O leque é muito vasto. Mas resolveram só falar do aborto”, condena o religioso.

Na opinião de dom Angélico, Bento XVI estava apenas cumprindo protocolo da doutrina social da Igreja, sem intenções de manipular as eleições presidenciais no Brasil. Ele afirma que a responsabilidade episcopal é muito vasta e, ao receber visitas, Bento XVI tem falado de muitos assuntos, como o acúmulo de riqueza e a exploração de menores. Os “polemizadores do aborto” na verdade não querem é debater a distribuição de renda no Brasil.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?