26 de outubro de 2010

 

Dilma tem 57% dos votos válidos contra 43% de Serra, segundo Pesquisa Vox Populi/iG

A menos de uma semana das eleições, pesquisa Vox Populi/iG deu 57% dos votos válidos para Dilma Rousseff (PT) contra 43% para Serra (PSDB). Por esse critério, a distância entre os dois candidatos é de 14 pontos percentuais.

Em números totais, Dilma obteve 49% contra Serra 38%, uma frente de 11 pontos. Nas duas hipóteses Dilma ganha a eleição. Aplicada nos dias 23 e 24, a pesquisa já refletiu os efeitos do debate da semana anterior e do tumulto no Rio que gerou o “ataque” da bolinha de papel jogada na careca de Serra.

A Pesquisa Vox Populi/iG foi publicada segunda-feira (25). Em relação à pesquisa anterior, Dilma oscilou dois pontos para baixo e Serra um ponto para baixo. O número de eleitores que pretendem votar nulo ou em branco ainda é de 6% - mesmo índice contabilizado na última pesquisa. Houve, no entanto, aumento do número de eleitores indecisos ou que não responderam ao questionário, de 4% para 7%. Ainda assim, 88% dos eleitores afirma, porém, que já tem certeza da decisão tomada.

DILMA GANHA NO NORDESTE E SUDESTE
A região onde a candidata do PT tem a maior vantagem em relação ao adversário tucano é o Nordeste: 64%, contra 27%. O Sul é a única região em que Serra tem vantagem sobre a petista: 47% a 39%. No Sudeste, onde está concentrada a maior fatia do eleitorado, ela venceria por 44% a 40%.

MAIORIA ENTRE HOMENS E MULHERES
Entre os homens, 53% votam em Dilma e 36% em Serra. Estão indecisos ou votam branco e nulo 10% dos eleitores masculinos. A diferença diminui entre as mulheres. Dilma tem 46% e Serra 40% do voto feminino. Indecisas e votos brancos e nulos somam 14%.

DILMA GANHA ENTRE RELIGIOSOS
Num momento em que temas religiosos ganharam destaques na campanha, a pesquisa aponta também que Dilma venceria o rival entre eleitores católicos (51% a 39%), católicos não praticantes (53% a 35%) e evangélicos (44% a 41%). Entre os eleitores que não têm religião, a vantagem da petista é de 46% a 38%.

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