6 de julho de 2010

 

Quanto vale a cultura baiana? pergunta o blog do Geddel em busca de votos

De maneira oportunista e desinformada, Geddel Vieira Lima, em seu blog, embarcou na história de preservação do Teatro Jorge Amado.

Num post intitulado "Quanto vale a cultura baiana?" o Blog do Geddel fala em “luta desigual em defesa da casa de espetáculos cênicos” e em “ameaça do teatro ir a leilão” o que considera “um ataque ao nosso patrimônio cultural”.

Conversa eleitoreira, equivocada e desinformada. O Teatro Jorge Amado não está ameaçado de ir a leilão. O teatro JÁ FOI a leilão judicial, promovido pela Justiça do Trabalho, para ressarcir direitos trabalhistas de empregados do curso de inglês UEC, que não pagou o financiamento, nem os salários dos empregados.

A Desenbahia soube do leilão judicial e arrematou o prédio da sede do curso UEC, no qual está instalado o Teatro Jorge Amado. Se a Desenbahia não tivesse arrematado o prédio, certamente qualquer outra empresa já o teria feito, sem qualquer compromisso em manter o teatro.

Portanto, ao contrário do que afirma o blog do Geddel, a única ESPERANÇA de salvação do Teatro Jorge Amado reside na própria Desenbahia que arrematou o prédio do falido curso de inglês UEC levado a leilão judicial.

Aliás, a Desenbahia arrematou o prédio porque ele era a garantia real de um empréstimo tomado ao extinto Desenbanco pelo curso UEC. Perdeu os dedos para não perder a mão.

EM RESUMO: Desta forma, é o contrário do que Geddel afirma em seu blog. Não há nenhum ataque ao Teatro Jorge Amado à vista. O ataque já ocorreu. E a esperança é a Desenbahia.

De posse do prédio dado como garantia real ao empréstimo tomado ao extinto Desenbanco, a Desenbahia foi procurada por produtores culturais, o Secretário da Cultura Márcio Meirelles à frente, e fez um ACORDO para que o Teatro Jorge Amado garanta sua pauta de espetáculos até dezembro deste ano. Meirelles ganhou tempo em busca de uma solução.

O blog do Geddel Vieira Lima mente irresponsavelmente. Afirma que “por pendências de financiamento de capital junto à Desenbahia, o Teatro irá a leilão”. Menos verdade. O empréstimo tomado ao extinto Desenbanco data de 1995. A Desenbahia foi fundada em 2001. Impossível, portanto. Na verdade, a Desenbahia herdou o crédito podre do Desenbanco. É muito diferente. Não há "pendência". O que há é a LEI que precisa ser obedecida.

Entretanto, a LEI obriga toda instituição financeira a leiloar bens tomados como garantia contratual de financiamentos inadimplidos. Se Geddel afirmar por demagogia que ele não leiloaria o prédio para recuperar o crédito, ele está afirmando que cairia na ilegalidade e na irresponsabilidade com o patrimônio público. Ia virar RÉU.

ESPERTAMENTE, o blog do Geddel usa indevidamente a imagem do saudoso escritor Jorge Amado que prestigiou a inauguração do Teatro Jorge Amado, assim como outros artistas plásticos da Bahia. E desfia a rica experiência do teatro como argumento.

Mas, pregar a partir daí a ilegalidade e a ruína do recurso público, em nome da cultura baiana, vai uma longa distância.

Geddel entra na picaretagem em busca de votos. É assim que ele administraria a Bahia?

Será que na Bahia o crime financeiro dá voto?

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?