23 de junho de 2010

 

Na Tribuna da Bahia, Emiliano José (PT) defende liberdade de expressão, para todos

Emiliano José (PT), na coluna Em Tempo da Tribuna da Bahia (23/06), condenou a censura imposta pela Justiça ao jornal Estado de S. Paulo, que está impedido de publicar assuntos vinculados à Operação Faktor, da Polícia Federal. Mas, também, condenou a ameaça à liberdade de expressão do Blog da Dilma. “Querem retirar o Blog da Dilma do ar e não vejo nada na imprensa”, disse Emiliano. Emiliano José (PT) defendeu liberdade de expressão para todos, não somente para os barões da mídia. Sua carta foi publicada pelo jornalista Alex Ferraz, editor da coluna, que cobrou dos “coleguinhas” protestos contra a censura prévia imposta ao “Estadão”.

LEIA A CARTA DE EMILIANO NA ÍNTEGRA

Emiliano José:
“Sou contra todo tipo de censura e limitação à liberdade de expressão”


Caro colega Alex Ferraz,

Como você, iniciei minha vida no jornalismo em nossa Tribuna da Bahia. Como você, lutei pela liberdade de expressão em plena ditadura militar. Também aprendi muito nos tempos de João Ubaldo Ribeiro, nosso redator-chefe de então. Aceito sua saudável provocação ao citar meu nome em sua coluna “Em Tempo” na edição de 19/20 de junho. Não há nenhum mutismo de minha parte em relação à censura imposta pela Justiça ao jornal Estado de S. Paulo, do qual, aliás, fui repórter aqui em Salvador.

Realmente os já falecidos e saudosos colegas José Carlos Prata e Linalva Maria, juntamente comigo, sempre fomos rigorosos na cobrança pela livre expressão, tanto pela Tribuna da Bahia, quanto por toda a imprensa. Evidentemente, não concordo com a censura imposta pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal ao jornal Estado de S. Paulo e muito menos com a reafirmação da censura pelo Supremo Tribunal Federal em sessão presidida pelo então presidente do STF, ministro Gilmar Mendes.

Devo lembrar que a Associação Nacional dos Jornais (ANJ), a OAB/Brasil e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) divulgaram protestos veementes contra a proibição de divulgação de informações resultantes da Operação Faktor, da Polícia Federal. A FENAJ inclusive considerou, em nota pública, que se tratava de inconstitucional censura prévia, o que afeta o direito do cidadão de ser livremente informado. Eu me senti representado pela FENAJ.

Também tenho um estranhamento. Paira uma ameaça à livre expressão do Blog da Dilma, criado em 2008, pelo funcionário público Daniel Bezerra, do Ceará. Uma representação do Ministério Público Eleitoral (MPE) que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ameaça o direito de livre expressão daquele cidadão. Querem retirar o blog da Internet. No entanto, não vejo nas páginas dos jornais e nas telas de TV, nenhum protesto, nenhuma notícia sequer. Nossos coleguinhas que estão nas redações poderiam ao menos dar notícias, não acha?

Liberdade de expressão, sim, mas para todos.

Atenciosamente,

Emiliano José
jornalista

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?