23 de maio de 2010

 

Se o Datafolha diz que há empate é porque Dilma está na frente

O engajamento do jornal Folha de S. Paulo e seu instituto de pesquisa Datafolha, num radical antilulismo e antipetismo, me leva a pensar: se a pesquisa deles afirma que Dilma e Serra estão empatados, é porque Dilma está disparada na frente. É uma questão de credibilidade perdida. Tanto assim que a modalidade espontânea da pesquisa revela que, realmente, Dilma dispara na frente e Serra entra em queda, inclusive com aumento de rejeição.

A pesquisa do Instituto Datafolha para a corrida presidencial, publicada sábado (22), confirma a tendência já apontada pelas pesquisas Sensus e Vox Populi. A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, atingiu sua melhor marca até então na série de pesquisas do Datafolha e está empatada com José Serra (PSDB). Ambos estariam com 37%. Ou seja, Dilma teve alta de sete pontos e Serra teve queda de cinco pontos percentuais.

De acordo com o levantamento do Datafolha, em uma projeção de segundo turno entre a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra, os dois estão tecnicamente empatados: a petista teria 46% contra 45% do tucano. Em abril, Serra aparecia dez pontos à frente da petista nesse quesito, com 50% a 40%. A candidata do PT conseguiu, de abril para cá, diminuir sua rejeição de 24% para 20%, enquanto Serra subiu de 24% para 27%.

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados aos entrevistados as opções da candidatos, Dilma Rousseff assume a liderança isolada, com 19%. Ela tinha 8% em dezembro e 13% em abril. José Serra pontuou 14%, também em ascendência, mas em ritmo mais lento.

Este levantamento é o mais considerado pela coordenação das campanhas, por ser considerado o de votos consolidados. Ainda na pesquisa espontânea, há também 5% que dizem ter intenção de votar em Lula , que não pode ser candidato. Outros 3% declarar querer votar no "candidato do Lula". E 1% responde "no PT" ou no "candidato do PT".

Em tese, portanto, o potencial de voto espontâneo em Dilma pode ser de 28% - os seus 19% e mais outros 9% dos que desejam votar em Lula, em quem ele indicar ou em um nome apresentado pelo PT.

Na pesquisa 22), o presidente Lula retornou ao índice recorde de aprovação de seu governo: 76%, um índice desde que assumiu, em janeiro de 2003. Ele já registrara essa taxa em março deste ano, mas recuou para 73%, em abril. A curva tem se mantido acima de 70% desde dezembro, quando o país soube que a economia já estava em franca recuperação após a crise financeira internacional. Além dos 76% que avaliam o governo Lula como “bom” ou “ótimo”, outros 19% o apontam como “regular”.

O Datafolha que ficou muito mal para a opinião pública, desde que passou a ter seus resultados questionados por outros institutos de pesquisa, tenta agora recuperar sua credibilidade perdida, divulgando que Dilma e Serra estão empatados. Não estão não. Dilma está na frente, em crescimento. Vai ser presidente.

Comments:
Crescimento do PIB 9,8%
Crescimento do PIg 0%
 
Aquno meu estado tem um instituto de pesquisa fajuto tipo essa DataFalha!!!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?