26 de abril de 2010

 

Vítimas do chumbo em Santo Amaro voltam às manchetes

A Secretaria da Saúde da Bahia, através de sua Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) está promovendo reuniões em Santo Amaro da Purificação visando a capacitação de técnicos para atendimento à população que foi exposta durante décadas a metais pesados, principalmente chumbo. Li isso na Tribuna da Bahia de hoje (26/04/2010). É uma luta que atravessa décadas.

Quando era deputado federal, Emiliano José (PT-BA) fez um apelo na Câmara dos Deputados (01.12.2009), em defesa das vítimas da contaminação pelo chumbo em Santo Amaro da Purificação, cidade do Recôncavo Baiano. Emiliano apoiou a manifestação realizada pela Associação das Vítimas da Contaminação por Chumbo e Cádmio (Avicca), que tomou as ruas da cidade.

O deputado dizia que o presidente da Avicca, Adailson Pereira, empreendia uma luta incansável pelos direitos de pessoas que não receberam nenhuma indenização até hoje, e que os causadores da contaminação e das doenças propõem à justiça do trabalho, a título de acordo, apenas R$ 2.200 por cada ex-funcionário prejudicado e apenas R$ 500para cada viúva.

Emiliano José disse em seu discurso: “Essa é uma tragédia antiga. Em 1977, estive em Santo Amaro. O objetivo era uma reportagem sobre a fábrica de chumbo da cidade, a Cobrac, que, segundo o que sabíamos, envenenava o sangue dos trabalhadores e degradava o meio ambiente. A matéria foi publicada no jornal Invasão, na manchete principal da primeira página”.

Emiliano contou que, em setembro de 2005, voltou a Santo Amaro e constatou que nada havia mudado. “A situação era pior. O abandono dos operários era completo”, afirmou.

Santo Amaro da Purificação é a cidade mais contaminada por chumbo de todo o planeta. “Por 33 longos anos, a Companhia Brasileira de Chumbo, controlada pela francesa Peñarroya Oxyde S.A., despejou ali 490 mil toneladas de rejeitos, envenenando pessoas e degradando inteiramente o meio ambiente”.

O chumbo de Santo Amaro é verdadeiramente uma herança maldita.

Comments:
“O BRASIL não passa na GLOBO – O BRASIL pode muito mais sem os PSDBobos”
Dilma 2010 tudo haver……
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?