8 de abril de 2010

 

Por que os tucanos não querem FHC na campanha de Serra

Os dirigentes políticos do DEM e do PSDB insistem em afastar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso da campanha de José Serra à presidência. O sociólogo tornou-se incômodo. A rejeição popular a FHC pode contaminar a imagem de José Serra. Eles estão repletos de razão.

Estarão em jogo dois projetos antagônicos. De um lado, o projeto progressista e de distribuição de renda de Lula. De outro, o projeto neoliberal, anti-trabalhista, de FHC. Este embate atrapalha a estratégia tucana do lobo em pele de cordeiro, que inclui a mistificadora apresentação de José Serra não como um anti-Lula, mas sim um pós-Lula.

A presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no cenário eleitoral ajuda a politizar o debate e desmascara a tática despolitizada do comando serrista. O candidato José Serra é anti-Lula, mas, quer vestir a fantasia, prefere antes se cobrir com a pele de cordeiro.

FHC abre a boca e assume o anti-Lula. Bate de frente com os dois vitoriosos governos Lula. Tudo o que a frente DEM/PSDB tenta evitar a todo custo. Chega a taxar de autoritário o governo Lula. Uma coisa insustentável.

No fundo, no fundo o que os tucanos mais temem é a simbologia que FHC encarna: em seus governos ele quebrou o Brasil três vezes. Outro dia, o deputado federal José Genoíno (PT-SP) comentou em artigo que FHC tenta dissimular o vazio programático do PSDB/DEM. Eles propõem o retrocesso, a volta das privatizações sem critério, a privataria, o desemprego, os apagões, a subserviência aos Estados Unidos, a hegemonia do mercado sobre os interesses da população brasileira, o fim dos programas sociais, da distribuição de renda.

FHC presta um desserviço aos demo-tucanos que pretendem cobrir Serra com a pele de cordeiro. E, na sua insensatez, acaba contribuindo para o verdadeiro debate político que confronta dois projetos. O de Lula com Dilma Roussef, e o de FHC (sem FHC), de José Serra.

Enfim, os tucanos não querem FHC no cenário eleitoral porque ele atrapalha a estratégia do lobo em pele de cordeiro. O anti-Lula fantasiado de pós-Lula. Uma mistificação.

Comments:
Caro Oldack,
Continuo como sempre a acompanhar seu blog, fonte de informação séria, de quem tem compromisso com a luta do povo.
Segue o link para o meu blog "Paulo Afonso de Fato", lógico inspirado no seu. (www.paulaofonsodefato.blogspot.com

Abraços
José Ivandro
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?