22 de abril de 2010

 

População de Feira de Santana se revolta contra prefeito Pimenta

O movimento social organizado de Feira de Santana (BA) acaba de se revoltar contra o prefeito Tarcísio Pimenta. Sexta-feira, 22 de abril, a partir das 14h, representantes de diversas entidades populares promovem concentração pública de protesto. Entre eles, o Movimento Levante ((UEFS), Associação Municipal dos Estudantes (AMES), União da Juventude Rebelião (UJR), Grêmios e Comissões Pró-Grêmio, ABES, e Movimento de Luta dos Bairros (MLB).

ELES SE REVOLTAM CONTRA AUMENTO INJUSTIFICADO DA TARIFA DE ÔNIBUS. A PREFEITIRA PROPÕE AUMENTO DE 8,5%.

No último dia 14 de abril parecia que a população pobre de Feira de Santana poderia respirar aliviada. Por pressão popular, a reunião do Conselho Municipal de Transportes, que aprovaria o aumento da passagem tinha sido suspensa.

A prefeitura alega que o aumento para R$ 2,17 na passagem de ônibus se justificaria pela inclusão de ônibus novos, aumento nos custos de manutenção e reajuste aos motoristas e cobradores.

Os argumentos não resistem aos fatos:

I - A substituição de ônibus antigos por novos reduz os custos de manutenção do sistema;

II - O número de micro-ônibus, que consomem menos e não precisam de cobrador, aumentou

III - O último reajuste dos rodoviários foi de cerca de 4%, bem inferior ao aumento da tarifa (8,5%).

Portanto, os motivos alegados pelo Prefeito justificariam não o aumento, mas, sim, a redução da tarifa. É bom lembra que Feira de Santana tem a passagem mais cara do que cidades como Fortaleza (R$ 1,90) e Recife (1,85), ambas as cidades com mais de 2 milhões de habitantes.

Além do mais, um projeto de autoria do governo municipal, concedendo redução nos impostos às empresas de transporte coletivo, foi aprovado pela Câmara de Vereadores.

A defesa intransigente e contumaz do aumento da tarifa pelo governo municipal demonstra uma disposição de beneficiar os empresários do SINCOL em prejuízo da população e do direito de ir e vir.

Fonte: Jader Dourado - Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas - MLB
www.twitter.com/jaderdourado
www.jaderdourado.blogspot.com

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?