16 de março de 2010

 

Documentário “Utopia e barbárie" de Sílvio Tendler chega aos cinemas em abril

No próximo dia 23 de abril chega aos cinemas do Brasil o filme “Utopia e Barbárie”, o mais novo documentário do premiado cineasta Sílvio Tendler. O filme repassa os eventos políticos e econômicos que ameaçaram os sonhos de igualdade, justiça e harmonia no planeta. Já percorreu 15 países. Ele revê Hiroshima e Nagazaki, o Holocausto, a Revolução de Outubro, o ano de 1968, a queda do muro de Berlim, o advento do neoliberalismo canibal. E reconstrói parte da história mundial, entrevistando intelectuais, testemunhas e vítimas.

“Os dramaturgos Amir Haddad, Augusto Boal e Zé Celso Martinez, a economista Dilma Rousseff, o escritor e jornalista Eduardo Galeano, o poeta Ferreira Gullar e o jornalista Franklin Martins foram alguns dos nomes que concederam ao filme emocionantes depoimentos. Diversas vítimas, testemunhas e sobreviventes também narraram suas trajetórias, como a argentina Macarena Gelman e a brasileira nascida em Havana, Naisandy Barret, ambas filhas de desaparecidos políticos, além do estrategista do exército vietnamita, General Giap", informa Agência Carta Maior.

Cineastas de vários países também contribuíram com suas visões, como Denys Arcand (Canadá), Amos Gitai (Israel), Gillo Pontecorvo (Itália), Fernando Solanas (Argentina), Hugo Arévalo (Chile), Marceline Loridan (França), Mohamed Alatar (Palestina), Shin Pei (Japão), além dos cineastas brasileiros Cacá Diegues, Sérgio Santeiro e Marlene França. Orçado em R$ 1 milhão, o longa é narrado por Letícia Spiller.

Silvio Tendler é diretor de “O Mundo Mágico dos Trapalhões”, que fez um milhão e oitocentos mil espectadores; “Jango”, fez um milhão de espectadores e “Os Anos JK”, oitocentos mil espectadores. Seu último longa-metragem, “Encontro com Milton Santos”, ficou entre os dez documentários mais vistos de 2007. Com seus filmes Silvio ganhou quatro Margaridas de Prata (prêmio dado pela CNBB), seis kikitos (Festival de Gramado) e dois candangos (Festival de Brasília).

Fonte: Agência Carta Maior

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?