13 de dezembro de 2009

 

Fui à reunião plenária da vereadora Vânia Galvão. Meu voto valeu.

Sábado, 12 de dezembro. O pessoal começa a chegar ao PAF III, no campus de Ondina, UFBA. A vereadora Vânia Galvão (PT) explica os objetivos da Plenária. Avaliar o mandato, o que foi feito? O que deixou de ser feito? Quais as tarefas para 2010? Vânia Galvão vai ser candidata a deputada estadual? Duas assessoras apresentam o relatório. Foram 12 projetos de lei, 6 projetos de resolução, 14 projetos de Indicação, 17 emendas ao PPA. Foram 91 ações legislativas ao todo.

Vânia Galvão dedicou seu mandato aos portadores de deficiência, aos direitos das mulheres, à luta contra a homofobia, que se tornou uma praga na Bahia. Trabalhou pela diversidade sexual, pelos direitos das crianças e adolescentes, dos idosos, pela cultura, educação e saúde. Na saúde privilegiou os direitos dos portadores de HIV e das crianças autistas. Sua atenção voltou-se para os bairros populares. Mais de 90% dos presentes à Plenária eram lideranças dos bairros, uma coisa de arrepiar.

Dois projetos de lei me chamaram atenção. Um, aprovado pela Câmara Municipal, estabelece largura e altura mínimas para coletivos e entradas de edifícios públicos, para permitir o acesso dos portadores de deficiência. O outro, estabelece normas gerais, critérios que permitem qualidade de vida aos portadores de deficiência. Deve ser incômodo pois continua em tramitação numa Câmara de Vereadores vendida.

Vânia produziu folder sobre a Lei Maria da Penha, campanha educativa, convocou sessão especial para homenagear as “Mulheres do Calafate”. As “Mulheres do Calafate” promovem um criativo turismo da classe média. Elas levam convidados ao bairro da periferia sempre aos domingos. Ali é nossa escola, ali é nosso bar, ali tem uma rua sem saneamento, nossas crianças brincam nesta rua. Vânia comemorou o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha. Vânia homenageou Ilka Carvalho, a admirável presidente da APAE da Bahia.

Vânia realizou importantes audiências públicas. Duas delas debateram o ataque do prefeito João Henrique (PMDB) aos moradores da Península de Itapagipe. Um decreto municipal desapropria milhares de residências, para construir avenidas e torres de luxo voltadas para o mar da Bahia de Todos os Santos. Também enfrentou a ameaça aos moradores da Vila Brandão, centenária localidade plantada na pirambeira da Ladeira da Barra. Querem o local para mais edifícios de luxo.

Vânia enfrentou o poderoso lobby do transporte coletivo na Câmara Municipal. Os empresários controlam os vereadores, de esquerda e direta. Ela propõe passe gratuito para portadores de HIV, propõe ações contra os que discriminam portadores de HIV. Realizou uma sessão especial no Dia Nacional de Luta contra a AIDS, outra para o Dia Mundial do Autismo, uma doença ainda muito invisível para a classe média.

Miro e Mariene, da Associação dos Autistas estavam lá. Miro tem um filho autista. Desmentiram manobras da oposição para constranger o governador Jaques Wagner. Entidades de defesa dos autistas trabalham junto ao governo estadual, desde o primeiro dia em que Wagner vetou uma lei inconstitucional votada pela Assembléia Legislativa da Bahia. Também criticaram a mídia porque não apurar a verdade e se limitar a noticiar ação isolada de um grupo que trabalha com autistas.

No começo da Plenária falaram o presidente do PT da Bahia, Jonas Paulo, o deputado federal Emiliano José (PT), que tem o mandato parlamentar colado ao de Vânia Galvão, e ainda o educador Penildon Pena Filho, diretor do Instituto Anísio Teixeira (IAT).

Eu votei em Vânia Galvão, do PT, meu voto valeu.

Comments:
Oldack, agradecemos a lembrança. Gostaríamos de salientar que Vânia, em relação às pessoas autistas, apresentou um indicativo de criação de um Serviço Integrado de Atendimento. Também queremos esclarecer que a Associação dos Autistas de que fazemos parte é a AFAGA, Associação de Familiares e Amigos da Gente Autista. Há outra associação em Salvador, com nome parecido.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?