3 de novembro de 2009

 

Homenagens celebram memória de Marighella na Bahia, Rio e São Paulo

O jornal A Tarde (01.11.2009) em excelente reportagem assinada pela jornalista Patrícia França, registra que Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro lembram os 40 anos da morte do líder comunista assassinado pela repressão em 4 de novembro de 1969. Ela começa seu texto com a frase de Carlos Marighella - “Não tive tempo para ter medo” – que está grafada na lápide de mármore desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e que está exposta no túmulo do revolucionário no Cemitério Quintas dos Lázaros, em Salvador, Bahia.

A reportagem do jornal A Tarde registra a programação das homenagens a Marighella:

1 - No dia 4 de novembro haverá inauguração em São Paulo de placa na Alameda Casa Branca, onde Marighella foi assassinado. Também neste dia recebe o título post mortem de Cidadão Paulistano e Medalha Anchieta.

2 - Dia 4 de novembro em Salvador haverá ato político na Biblioteca dos Barris, às 17 h, com presença do ministro Paulo Vanucchi, Secretário especial dos Direitos Humanos, Nelson Pelegrino, Secretário da Justiça da Bahia e o deputado federal Emiliano José (PT-Ba), representando a família de Marighella.

3 - Dia 7 de novembro, abertura da Exposição Marighella, às 11h, no Memorial da Resistência, em São Paulo. À tarde, ocorre o “Sábado resistente”, atividade tradição dos ex-presos políticos e do Nucleio Memória. Encenação da peça teatral “O amargo Santo da Purificação”, que conta a trajetória do líder comunista.

4 - 14 de novembro. Ato para jovens na Escola Nacional Florestan Fernandes do MST.

5 - 24 de novembro. Exposição Marighella no Rio de Janeiro, no espaço Cultural da Caixa.

6 - 1º de dezembro. Exposição Marighella em Salvador, no Palácio da Aclamação ou Foyer do Teatro Castro Alves, ainda por se definir.

7 – 10 de dezembro. Ato político no Cemitério Quinta dos Lázaros, onde foi sepultado, com a presença do governador Jaques Wagner. Sessão especial na Câmara dos Vereadores de Salvador. Homenagem na Escola Politécnica e no Colégio Central.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?