30 de outubro de 2009

 

Carlos Marighella, lutador incansável contra ditaduras

Militante desde cedo, o baiano Carlos Marighella enfrentou as várias faces da repressão ditatorial. Foi preso e torturado durante a ditadura de Vargas. Não desistiu, sua luta foi redobrada dentro do Partido Comunista. Foi eleito deputado, teve o mandato cassado quando o Partidão caiu na clandestinidade, e a luta continuava.

Em 1964, com o golpe militar, Marighella foi preso outra vez - e sua luta continuava ainda mais fortalecida. Em 67, foi formada a ALN (Aliança Libertadora Nacional), para reagir à violência dos militares e organizar a população contra a ditadura, com presença fundamental de Marighella.

Em 04 de novembro de 1969, o incansável militante foi assassinado numa emboscada armada pelos agentes do regime militar.

Para recordar sua vida e luta nestes 40 anos de sua morte, a Fundação Perseu Abramo oferece uma seleção de textos de seu acervo, homenageando a memória de Marighella em entrevistas, ensaios e resenhas.

Há textos de Emiliano José, Alípio Freitas, Antônio Cândido, entrevistas com Clara Charf, Jacob Gorender, Aldo Lins e Silva, uma fotobiografia de Marighella da autoria de Vladimir Saccheta e a resenha do historiador Jorge Nóvoa sobre o livro de Emiliano José.

TODOS OS TEXTOS ESTÃO AQUI

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?