29 de outubro de 2009

 

Vai sair a terceira edição de “Lula, quase lá, o susto das elites”

Wladimir Pomar é o autor de “Lula, quase lá, o susto das elites”, livro que conta a história da campanha presidencial de 1989. É uma edição comemorativa. A primeira edição saiu em 1990. O livro dá uma grande contribuição ao PT e demais forças de esquerda que esquentam as baterias para a campanha da sucessão em 2010, outro momento decisivo da história da democracia brasileira.

Pomar narra um momento em que, pela primeira vez, os de baixo, liderados por Lula, ameaçaram a hegemonia das elites, no caso representadas por Collor, na segunda e definitiva rodada eleitoral.

“Quase lá é uma análise política e ideológica da campanha eleitoral de 1989, uma reflexão de classe, elaborada pelo coordenador nacional da campanha Lula Presidente. Na condição de quem viveu cada minuto da batalha de uma posição estrategicamente privilegiada, Wladimir Pomar narra o ziguezague, erros e acertos das forças envolvidas na disputa, tornando públicos aspectos e fatos que escaparam ou não chegaram ao conhecimento da imensa maioria dos eleitores e mesmo da militância petista”.

O autor demonstra que o Império – o domínio dos muito ricos, das elites que tudo podiam – sofreu um abalo e viveu instantes de pânico diante de uma virtual vitória de Lula. Demonstra, também, que apesar da vitória de Collor este país mudou e passou por um processo de politização sem precedentes. A esquerda, liderada pelo PT e unida como nunca esteve, encostou o Império na parede.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?