4 de novembro de 2009

 

Governo da Bahia presta homenagem à memória de Carlos Marighella

O Diário Oficial do Estado da Bahia registrou hoje (04.11.2009) na página 4: “Memória – Governo faz homenagem à memória de Carlos Marighella”.

Segue o texto: “O governo federal e o Governo do Estado fazem nesta quarta-feira (4), às 18h, na Biblioteca Central dos Barris, uma homenagem póstuma à memória de Carlos Marighella, cuja morte completa 40 anos nesta data.

O ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Diretos Humanos da Presidência da República, e o secretário Nelson Pelegrino, da Justiça da Bahia, vão entregar uma placa ao deputado federal Emiliano José, que estará representando a família de Marighella, presente em São Paulo, na ocasião, para outras homenagens ao ex-militante, cuja história de vida se mistura à história das lutas políticas do século passado.

Carlos Marighella nasceu em Salvador, em dezembro de 1911 e, aos 18 anos, entrou para as fileiras do Partido Comunista, iniciando uma vida dedicada à causa dos trabalhadores e do socialismo. Foi preso pela primeira vez em 1932, por fazer críticas ao interventor do governo federal na Bahia, Juracy Magalhães.

Em 1936, no combate à ditadura de Vargas, foi novamente preso. Anistiado em abril de 1945, participou do processo de redemocratização do país e da reorganização do Partido Comunista na legalidade. Eleito deputado federal constituinte pela Bahia, Marighella teve seu mandato cassado no governo Dutra, levando-o novamente à clandestinidade em 1948, condição em que permaneceria até ser morto, por policiais, em 04 de novembro de 1969”.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?