20 de novembro de 2009

 

A eleição presidencial em 2010 será plebiscitária. Nós contra eles.

Não haverá terceira via como opção concreta de vitória na eleição presidencial de 2010. Inevitavelmente, a disputa entre Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB) terá um caráter plebiscitário, o que favorece o PT e coligados, o que prejudica o PSDB e quadrilha. O PSDB se contorce para tirar Lula da disputa. Os tucanos costumam dizer que será uma eleição pós-Lula e não anti-Lula.

A negação do tucanato e quadrilha é uma rejeição à democracia. Afinal, toda eleição majoritária tem caráter plebiscitário. “Plebiscito é um instrumento da democracia participativa através do voto”, lembra o jornalista Maurício Dias, em sua coluna Rosa dos Ventos, na revista Carta Capital (18.11.2009).

Na eleição de 2010 estará em disputa o programa do governo Lula. Uma boa administração é um fator plebiscitário. Afinal, o “eleitor tem a perder e não quer perder”, explica o estatístico Erich Ulrich, ex-diretor do IBOPE. Segundo ele “a eleição de 2010 será plebiscitária. Haverá a presença de um presidente com aprovação em torno de 70% e líder do maior partido de esquerda”.

No dia da eleição, o eleitor estará dizendo sim ou não ao programa do governo Lula. O Bolsa Família deu certo? Sim. O Prouni deu certo? Sim. O controle da inflação deu certo? Sim. A política contra os efeitos da crise financeira mundial deu certo? Sim. E daí por diante. Será nós contra eles. A turma de Lula contra a turma de FHC.

Comments:
As eleições de 2010 caminham a passos largos para se transformar num evento de caráter plebiscitário, jogando por terra as pretensões da grande mídia em criar um fato novo, personificado na ex-ministra Marina Silva e sua cruzada em defesa do meio ambiente. É certo que a questão ambiental é um tema sobre o qual o mundo vem se debruçando nos últimos anos, num movimento muito próximo ao que chamamos de “reação por instinto de auto-preservação da espécie”. Não acredito, contudo, mesmo considerando a questão ambiental como um grande e inadiável debate, que essa bandeira, isoladamente, possa ser determinante numa eleição onde outras questões, igualmente importantes, estarão na ordem do dia.
Desqualificar a ex-ministra Marina, seria uma estupidez sem precedentes. Desconhecer a sua capacidade de formulação de proposta em temas ambientais equivaleria a uma declaração de ignorância indesculpável, mas crer que essa questão, por si só, decidiria uma eleição no Brasil, seria tão inverossímil quanto à existência de papai Noel.
Filiada a um partido sem grande estrutura (PV) e sem espaços para consagrar alianças que lhe permita garantir visibilidade, a candidata verde estará, inevitavelmente, confinada num agrupamento de pequenos partidos, estagnando por falta de oxigenação, repetindo o desempenho do Senador Cristovão Buarque, em sua tentativa de chegar ao Palácio do Planalto com um discurso focado unicamente na questão da educação.
Seguindo esta linha de raciocínio e a prevalecer o quadro atual, restarão duas candidaturas competitivas com propostas de governo totalmente distintas entre si.
De um lado, a candidata de Lula, Ministra Dilma Russef, representando a continuidade de um governo com aprovação de 80% dos brasileiros, reconhecido mundialmente pela sua opção política de inclusão dos mais pobres no mercado de consumo; de fortalecer a presença do Estado em segmentos estratégicos da economia nacional e da ampliação e diversificação da nossa pauta de exportação, atraindo novos parceiros internacionais, livrando-nos da histórica dependência comercial com os Estados Unidos.
Do outro lado, o candidato de FHC, Governador José Serra, representando o conceito neoliberal do Estado mínimo, responsável pelo tsunami financeiro que abarcou o mundo numa crise econômica de graves proporções; suas privatizações e a crença doidivana de que o mercado a tudo regula. INCLUSIVE A MISÉRIA Washington Pereira
www.blogaodopereira.blogspot.com
 
Falar em "tucanato e quadrilha" depois do mensalão é, no mínimo, uma ideá infeliz...
 
Vocês ainda não se cansaram deste LULA e FH? Parece coisa de criança....
Pois voto não contra a corrupção deste governo, que teve como presidente um ex-sindicalista, mãos limpas que traiu a confiaça de quem votou nele.
Voto nao contra LUlA e seus aliados "torturadores"!!!!!
 
Tem um pessoal bom ai, que pensa que tem um bom discurso contra Lula, mas sem efeito, sob a eleição estarei em Campanha para DILMA 2010, vai vencer o que o Brasil, quer.
PS. Sob mensalão ele começou no ninho tucano em MG.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?