29 de setembro de 2009

 

Jornal A Tarde divulga lançamento da Frente Nacional pela Descriminalização do Aborto na Bahia

Você acha que isso é óbvio? Não é óbvio não. O jornal A Tarde foi o único que divulgou o ato de lançamento da Frente pela Descriminalização da Mulher e pela Legalização do Aborto, realizado segunda-feira (29) na Câmara Municipal de Salvador. O jornal publicou até uma foto com uma faixa importante: “Nenhuma mulher deve ser punida, humilhada, maltratada por ter feito um aborto”.

A reportagem afirma que, segundo dados do dossiê “A realidade do aborto inseguro na Bahia”, de janeiro de 2007 a agosto de 2008, cerca de 32 mil mulheres foram atendidas na rede pública baiana devido a complicações após serem submetidas a abortos clandestinos.

Greice Menezes, doutora em Saúde Coletiva e pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, afirmou que “as maternidades não estão preparadas para receber mulheres que abortam”. Durante visitas ela constatou que há pacientes desinformados que desconhecem os cuidados que receberão nestes serviços, particularmente a curetagem e não são encaminhadas, de forma regular, para a contracepção pós-aborto.

O movimento foi lançado em São Paulo há um ano. O objetivo é retomar o debate sobre a legalização do aborto, tema de um projeto de lei que propunha a permissão do aborto em qualquer caso com até 12 semanas de concepção e nem entrou em pauta no Congresso Nacional por pressão das igrejas. Alguém precisa abrir a cabeça dos parlamentares brasileiros. Esse pessoal é muito obtuso, com raras exceções.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?