8 de julho de 2009

 

Márcio Meirelles diz a verdade para artistas baianos sobre cultura da Bahia

O número de projetos culturais enviados para o Fundo de Cultura da Bahia saltou de 147 para 1.717 por ano. Somente em 2008 foram contemplados 593 projetos. Antes, cerca de 50 projetos eram beneficiados pelo Fundo de Cultura.

Ora, os números revelam que apenas uns poucos privilegiados recebiam as verbas estaduais da cultura. O secretário da Cultura, Márcio Meirelles, estourou essa máfia, adotando critérios públicos para seleção de projetos. A política de fomento adotada pelo Governo Wagner é acessível a qualquer proponente, de qualquer município. As viúvas do passado, que tinham recursos sempre garantidos sem fazer força, são parte dos que protestam nas ruas.

Apesar de duramente criticado, o secretário de Cultura, Márcio Meirelles, se reuniu com artistas de vários segmentos e com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos (SATED), presidido por Fernando Marinho, que amaciou o tom. Segundo ele, o tal manifesto divulgado no desfile do 2 de Julho não teve intenção de criticar a gestão estadual, sendo mais generalizado e visando também a política cultural da Prefeitura de Salvador. Ah! bom..

Márcio Meirelles informou que a Secretaria Estadual da Cultura celebrou protocolos de intenção com praticamente metade das 417 prefeituras da Bahia visando adesões ao Sistema Estadual de Cultura. Em relação aos museus e teatros citados nos panfletos, Meirelles explicou que reformas e ampliações estão em curso.

O Cine-teatro Solar Boa Vista, por exemplo, está em reforma desde 24 de junho e deverá ser reaberto ao público em setembro. O mesmo com o Espaço Xisto e o Complexo Cultural Biblioteca Central dos Barris que conta com um investimento de R$ 3 milhões do Ministério da Cultura.

Pelo visto, a turma que foi às ruas manipulada pela dramaturga Aninha Franco mentiu conscientemente.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?