7 de julho de 2009

 

A questão da cultura na Bahia e as viúvas do carlismo

O sempre lúcido jornalista Levi Vasconcelos, editor da coluna Tempo Presente do jornal A Tarde (07/07/09), acertou na mosca. As políticas culturais tão criticadas pelas viúvas do carlismo não são do secretário Márcio Meirelles, mas sim do Governo Wagner: “se alguém quer brigar, portanto, o alerta é atirar no secretário é subdimensionar o alvo”.

Leia a nota na íntegra:

A questão da cultura

"Jaques Wagner admite que tem problemas na área da cultura. Atribui a raiz da questão a três grupos, os que discordam das políticas implementadas, os que têm problemas objetivos com o governo (como dinheiro a receber) e os que tinham relações com os governos anteriores, as viúvas do carlismo, que tanto rebuliço causaram.

Na visão do governo, Márcio Meirelles, o secretário, desmontou estruturas viciadas, inscrustadas na máquina pública há décadas, e redirecionou os recursos para os menos aquinhoados, em pequenos projetos pulverizados nos quatro cantos da Bahia.

Em suma, a gritaria que tanto barulho causa seria fruto dos que perderam o status quo após a derrota do carlismo, figuras notáveis com acesso à mídia, daí a “satanização” do secretário, expressa na imagem da autoridade que desconstruiu o que estava feito e não construiu nada no lugar.

No contraponto, estariam os ex-excluídos agora incluídos. Seja como for, o fato objetivo é que de uma forma ou de outra, Márcio está “satanizado”.

O próprio Wagner admite: há problemas e temos de resolvê-los.

Mas, se alguém lê “resolver” como “deletar” Márcio Meirelles melhor tirar o cavalo da chuva. Não há qualquer sinal de que Wagner intencione substituí-lo (ainda mais sob pressão). E as políticas culturais tão combatidas não são de Márcio e sim do governo.

Se alguém quer brigar, portanto, o alerta: atirar no secretário é subdimensionar o alvo".

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?