6 de julho de 2009

 

A famiglia ACM só pode calar a boca na crise do Senado

Segunda-feira, 6, pela manhã, ouvi nos primeiros noticiários da TV, que o Senado será alvo de uma auditoria externa para que sejam apuradas denúncias de irregularidades na movimentação de três contas bancárias da instituição. Eram contas secretas, criadas quando o falecido senador ACM era presidente do Senado.

E aí fiquei pensando no que vão dizer os membros da famiglia ACM que povoam o Congresso Nacional. O senador sem voto ACM Filho dirá: é preciso apurar as irregularidades patrocinadas por papai? O deputado federal ACM Neto dirá: é preciso apurar as trambicagens armadas pelo vovô?

A notícia sobre a possível fraude foi veiculada pelo jornal Folha de S.Paulo. O jornal noticiou que durante a gestão do então presidente, Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA), em 1997, a Mesa Diretora teria criado as contas fora da contabilidade oficial da Casa e do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). Leia-se: contas secretas.

Conforme a publicação, atualmente, as contas teriam R$ 160 milhões depositados que seriam administrados pelo ex-diretor-geral Agaciel Maia. O atual diretor-geral, Haroldo Feitosa Taíra, afirma que as contas não são secretas e estão vinculadas ao Sistema Integrado de Saúde (SIS). "As movimentações dessas contas não se dão de forma livre, mas conforme determina dispositivo legal. Hummm!

Elas somente são movimentadas mediante ofício dirigido aos bancos com as assinaturas do diretor da Secretaria Executiva do SIS e do dirigente do órgão operacionalizador, que no caso é o Senado Federal, conforme definido pela Resolução do Senado Federal n° 05, de 1992", disse em nota o diretor. Segundo ele, a movimentação não se dá via Siafi, pois o dinheiro aplicado é de origem privada, derivado das contribuições mensais dos servidores do Senado e dependentes. Ah! Bom.

O que acho incrível é que os representantes da famiglia baiana do DEM ainda peçam a cabeça do senador José Sarney, que eles mesmo apoiaram.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?